Banda Lyra faz concerto didático para curitibinhas no Barreirinha

Banda Lyra faz concerto didático para curitibinhas no Barreirinha

A Banda Lyra de Curitiba, sempre presente em comemorações oficiais da Prefeitura, fez uma apresentação especial nesta terça-feira (8/10). Os músicos atenderam ao convite feito por curitibinhas do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Santa Efigênia, no Barreirinha, e foram até a unidade para um concerto didático com repertório variado, passando por músicas clássicas aos sucessos infantis.

O chamado aos músicos foi feito pelos meninos e meninas de 4 e 5 anos depois de uma atividade que apresentou ao grupo a obra As Quatro Estações, do compositor italiano Antonio Vivaldi.

As crianças ficaram surpresas ao perceber como o compositor barroco foi capaz de transformar em música os fenômenos naturais como a chuva, o vento e outros sons da natureza, usados para descrever as passagens entre inverno, verão, outono e inverno.

Depois de explorar a obra e pesquisar sobre a vida do compositor a turma quis conhecer instrumentos usados por bandas e orquestras.

“Foi aí que surgiu a ideia de convidar a Banda Lyra, patrimônio cultural da nossa cidade, para uma apresentação no CMEI”, explica a diretora do CMEI Patrícias Toneto da Rocha.

Característica dos instrumentos

As crianças assistiram a apresentação muito atentas, mas ninguém ficou parado. Meninos e meninas dançaram, aplaudiram, vibraram e cantaram juntos as músicas apresentadas.

No intervalo entre uma música e outra, os músicos apresentaram as características dos instrumentos: caixa, saxofone, trompetes, tambores, baixos, guitarra e bateria, despertaram o interesse dos curitibinhas.

Jair Ravier Souza, 4 anos, gostou de saber que os trompetes eram usados na antiguidade para fazer a apresentação dos reis.

“Essa música dá alegria. Eu queria muito ver de perto os instrumentos que eles usam e por isso fiquei feliz”, disse Jair Ravier.

Crianças do CMEI Santa Efigênia convidaram os músicos da Banda Lyra para aprentação participação de atividades sobre música clássica. Curitiba, 08/10/19. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Para Amanda Costa Risato, 4 anos, foi o primeiro contato ao vivo com uma banda de música. “É divertido e deixa a gente com emoção por causa da música que cada instrumento faz”, contou a menina.

A atividade com a música clássica foi promovida com a turma pelo trio de professores Andrea de Souza, Luiz Eduardo dos Santos e Jemmefer Gomes da Silva.

A Banda Lyra é mantida pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC) e é um dos principais grupos da cidade. Responsável principalmente pela animação musical dos eventos públicos, seu repertório é vasto, apresentando desde música erudita a samba, trilhas musicais, mambos, marchas e hinos.

Crianças do CMEI Santa Efigênia convidaram os músicos da Banda Lyra para aprentação participação de atividades sobre música clássica. Curitiba, 08/10/19. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Moisés

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: