Mais de 4,5 mil crianças participam do projeto Cão Amigo

Mais de 4,5 mil crianças participam do projeto Cão Amigo

De janeiro a outubro, a Guarda Municipal levou o projeto Cão Amigo a 4.505 crianças e adolescentes. Desenvolvida pelo Grupo de Operações com Cães (GOC), a iniciativa estimula a interação dos pequenos para que temas diversos de educação sejam abordados. 

Respeito ao professor, problemas da pichação, como agir em casos de violência sexual e bullying, cuidado com os animais e prevenção ao uso de drogas integram o rol de assuntos nas palestras educativas, dependendo da necessidade e da realidade local. 

“São palestras em creches, escolas e colégios, além da participação em eventos nas praças e Ruas da Cidadania”, conta o superintendente da GM, Carlos Celso dos Santos Júnior. 

Os guardas também levam até as escolas os cães Thor (da raça pastor belga malinois) e Duke (labrador), para mostrar na prática a experiência do trabalho.

“É importante que as crianças tenham essas informações, um conhecimento sobre o nosso trabalho e mais: confiança e prevenção de problemas futuros”, avalia a guarda municipal Simone de Fátima de Lima Martins, palestrante do projeto Cão Amigo. 

As palestras e simulações são feitas semanalmente em escolas da cidade para alunos do ensino fundamental. 

Carinho e reconhecimento

A experiência dos guardas demonstra o interesse que os cães ajudam a despertar nos estudantes e a proximidade criada a partir desse trabalho. 

Exemplo disso foi uma carta de 27 páginas e outros oito bilhetes entregues ao GOC, como forma de agradecimento. Elaboradas por vontade e iniciativa própria, as correspondências foram feitas por alunos do 3º ano da Escola Cristã de Curitiba, no bairro Campo Comprido. Desenhos, palavras e muita admiração pelo trabalho da guarda estampam as páginas. 

A escola recebeu os guardas municipais no início de outubro para duas palestras. No último dia de recepção, os alunos entregaram a homenagem aos palestrantes.

“Em 12 anos de trabalho com a Guarda Municipal é emocionante receber este carinho e reconhecimento. Isto não tem preço”, comenta a guarda Simone. 

Agendamento

O Cão Amigo pode ser levado até instituições de ensino particulares ou públicas. Os interessados devem enviar uma solicitação de agendamento para o e-mail do GOC: goc@smds.curitiba.pr.gov.br.

A visita será marcada de acordo com a disponibilidade.

 

Moisés

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: