Escola particular entra no projeto e faz plantio de mudas no Parque São Lourenço

Escola particular entra no projeto e faz plantio de mudas no Parque São Lourenço

O Parque São Lourenço ganhou, nesta sexta-feira (29/11), 50 novas mudas de árvores nativas. O plantio, parte do projeto 100 Mil Árvores para Curitiba, foi feito pelos alunos do 3º ano do Colégio Marista Santa Maria, vizinho do parque no bairro São Lourenço.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel acompanhou as crianças. “O futuro são vocês, por isso é tão relevante esse plantio, esse passo para conservar as árvores, que são tão importantes para a vida na Terra”, disse. 

O plantio desta sexta-feira entra na conta do arvorômetro do projeto 100 mil Árvores, da Prefeitura de Curitiba. Desde que foi lançado, em setembro, já são cerca de 24 mil árvores plantadas no desafio que deve durar um ano. O programa tem a participação de crianças das escolas públicas e particulares e a população em geral.

Além das marcas das mãos verdes deixadas em papel kraft, os nomes das famílias dos alunos foram fixados nos troncos com etiquetas de banner reutilizado. A ideia é que, dessa forma, os estudantes possam se apropriar das árvores que plantam e ajudar a cuidar da sua conservação.

O ar que respiramos

Flora Atherino Wawryniuk, de 8 anos, recebeu a ajuda do vice-prefeito e dos país, Rafael e Roberta, no trabalho de plantio. “Plantar é importante para os animais sobreviverem e para o ar que respiramos”, disse.

Maria do Rosario Cardoso ajudou o filho, Henrique, de 8 anos, a plantar.

“É importante que eles vejam a conservação de maneira natural, que a consciência ambiental se torne hábito”, disse Maria do Rosario.

“As árvores servem de alimento e moradia para os animais”, ressaltou Lais Bronemann Liner, de 9 anos, que estava com a mãe, Paula Leticia Bronenann Miner. “É uma ação linda com as crianças”, disse Paula.

Foram plantadas mudas de espécies nativas como araucária, congonha (erva de índio), guabiju, quaresmeira granulosa, miguel-pintado e ipês amarelo e roxo.

Todo mundo pode

Segundo o diretor de Produção Vegetal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, José Roberto Roloff, além de plantios comunitários, todos os curitibanos podem colaborar com uma cidade mais verde.

Plantios feitos em via pública ou em áreas privadas entrarão na conta das 100 Mil Árvores. Os interessados em participar poderão retirar mudas produzidas no Horto Municipal da Barreirinha ou comprar.

Plantios dentro de áreas privadas podem ser feitos sem restrições. Quem quiser plantar em área pública, precisa pedir autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para que haja escolha da espécie mais adequadas para o local.

“Nas áreas públicas precisamos levar em consideração o espaço disponível e a ocorrência de fios da rede elétrica”, explica.

Em via pública, Curitiba conta com cerca de 320 mil árvores.

 

Moisés

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: