Neste último dia 30 de setembro, tivemos o início das comemorações dos 150 anos da Imigração Polonesa no Paraná.
A programação deste dia festivo foi a seguinte:
-15:00hs – Lançamento do Selo comemorativo aos 150 anos da Imigração Polonesa no Paraná. No Memorial de Curitiba.
– 18:30hs – Descerramento de placa alusiva as 34 primeiras famílias que chegaram ao paraná em 1871. Na Igreja São Marcos no Pilarzinho.
– 19:30hs – Missa solene na Igreja São Marcos no Pilarzinho.
No Memorial de Curitiba, sede do Pavilhão Étnico, foi o palco das celebrações iniciais com o lançamento de um selo dos Correios com referência a esse marco histórico e a apresentação do grupo folclórico Wisla, marcaram as comemorações, que segue ao longo do mês com outros eventos pela cidade.
Os primeiros imigrantes poloneses se instalaram no bairro Pilarzinho em 1871. Eram 34 famílias vindas da região da Silésia. Hoje, 15% dos paranaenses são descendentes de poloneses.
“Curitiba é a cidade mais polonesa do Brasil. Agradeço muito o apoio e acolhida da Fundação Cultural de Curitiba para esse evento tão significativo e de tamanha relevância”, destacou Marta Olkowska, cônsul geral em Curitiba.
Organizado pelo Núcleo Pilarzinho da Braspol (Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa do Brasil), contou ainda com a presença do vice-governador do Paraná, Darci Piana; do embaixador da Polônia, Jakub Tadeusz Skiba; da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; do secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein; da Gerente Regional de Atendimento dos Correios no Paraná, Célia Maria Budziacki, da presidente do Núcleo Braspol do Pilarzinho, Marília Regina Manikowiski Pietruk e do vereador Mauro Ignácio.
“O Memorial da cidade é um local para manifestações artísticas e culturais das diversas etnias que formam Curitiba. Aqui são realizadas as apresentações do Pavilhão Étnico, portanto o espaço tem um forte significado para sediar uma celebração dessa grandeza”, afirmou Ana Cristina de Castro, presidente da FCC.
No bairro do Pilarzinho as 18:30 se deu sequencia as festividades, onde as autoridades, após fazerem um tour pelos parques da cidade (região norte), estiveram presentes na inauguração de uma placa alusiva aos 150 anos da imigração que foi instalada ao lado da Igreja São Marcos, no Pilarzinho que é o bairro onde os primeiros poloneses chegaram em Curitiba.
Após o descerramento da placa, houve homenagem aos Poloneses já falecidos com uma Coroa de flores colocada aos pés do monumento que foi inaugurado, também teve o plantio de duas mudas de Erva-Mate que é o símbolo do povo polaco. E o discurso das autoridades presentes.
Vereador Mauro Ignácio em seu discurso homenageando a comunidade Polonica.
Uma missa solene na Igreja São Marcos, no Pilarzinho, aconteceu na sequência.
As festividades contam com o apoio da Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado, Câmara de Vereadores (onde o vereador Mauro Ignácio em parceria com a Braspol Pilarzinho esteve colaborando com o evento desde o inicio da Organização), Consulado Geral da República da Polônia, associações de cultura polonesa e entidades da Igreja Católica.
Fonte: Redação Gazeta do Abranches em parceria com SMCS
Galeria de fotos: