Gazeta do Abranches

Concurso para 334 professores de Educação Infantil avança na Câmara de Curitiba

Projeto de lei que cria as vagas chegou na CMC no final de maio. Tramitação demorou devido à votação do novo plano de carreira da categoria.

Vice-presidente da CCJ, Dalton Borba coordenou a reunião na ausência de Bruno Pessuti. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Na última terça-feira (26), os vereadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) autorizaram a tramitação, no Legislativo, do projeto de lei que cria 334 vagas para professor de Educação Infantil em Curitiba. A autorização para realização do concurso público tramita na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) desde o dia 22 de maio, mas foi suspensa enquanto a Prefeitura de Curitiba respondia a questionamentos dos membros da CCJ, preocupados com o risco de sobreposição normativa, uma vez que, em paralelo, a CMC analisou o novo plano de carreira da categoria.

Superado esse impasse, com o Executivo dizendo que o novo plano não afetaria a realização do concurso público, o relator Mauro Ignácio (União) deu parecer positivo ao projeto de lei, obtendo votos favoráveis de Dalton Borba (PDT), vice-presidente da CCJ, Amália Tortato (Novo), Ezequias Barros (PMB), Noemia Rocha (MDB), Rodrigo Reis (União) e Toninho da Farmácia (União). “É uma proposta muito importante, visto a crescente demanda pelo ensino infantil na rede de educação municipal”, reconheceu Ignácio.

O projeto de lei (005.00104.2023) ainda vai passar pelas comissões de Economia, de Serviço Público e de Educação antes de ir a plenário. Hoje, a cidade tem 232 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e cerca de 4,7 mil professores de Educação Infantil, entre efetivos (3.554 cargos preenchidos de 5.127 vagas previstas em lei) e contratados via PSS (1.212). Na justificativa da proposição, o Executivo diz que os novos 334 professores de Educação Infantil são necessários para a expansão da rede, com a abertura de mais dez CMEIs. O impacto é de R$ 28 milhões por ano.

Neste dia, a pauta da CCJ tinha 14 projetos de lei, mas apenas quatro receberam parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça. Além do concurso para professor de Educação Infantil, os vereadores autorizaram a tramitação da concessão da Cidadania Honorária de Curitiba a Fernando Francischini (115.00005.2023), da homenagem póstuma a José Caetano Netto (009.00015.2023) e da Declaração de Utilidade Pública para a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão (014.00039.2023).