Na manhã desta quarta-feira (10/07), os Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs) de diversos bairros de Curitiba marcaram forte presença no lançamento oficial do programa Conecta Muralha Curitiba, realizado no Palácio da Inovação, no bairro Cabral, com a presença do prefeito Eduardo Pimentel e demais autoridades municipais.
O novo programa, que amplia e fortalece o sistema de videomonitoramento da cidade por meio da integração de até 6 mil câmeras públicas e privadas, também destacou o papel estratégico da sociedade civil organizada na construção de políticas públicas voltadas à segurança.
Durante o evento, representantes dos CONSEGs de mais de 20 bairros participaram ativamente, reforçando seu compromisso com a segurança da população e a atuação colaborativa com o poder público. Entre os bairros representados estavam: Centro Cívico, Jardim Social, Abranches, Xaxim, Bom Retiro, Guabirotuba, Portão, Juvevê, Seminário, Vila Izabel, Santa Quitéria, Água Verde, Guaíra, Hauer, Boqueirão, São Braz, Sítio Cercado, Santa Felicidade, Alto da Glória, São Francisco e São Lourenço.
Além de acompanharem a assinatura do decreto que institui o programa Conecta Muralha, os conselheiros entregaram uma nota de repúdio ao Projeto de Lei do Barulho ao líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Serginho do Posto, demonstrando sua atuação ativa também em pautas relacionadas à qualidade de vida nos bairros.
O prefeito Eduardo Pimentel ressaltou, em seu discurso, que o Conecta Muralha Curitiba é uma resposta às demandas da população por mais segurança, e que a integração com os CONSEGs é essencial para o sucesso do programa. “Essa iniciativa representa nosso compromisso em usar tecnologia aliada à participação cidadã. Os Conselhos Comunitários são peças fundamentais nessa construção coletiva”, afirmou o prefeito.
Autoridades e lideranças presentes
O evento também contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a deputada Márcia Huçulak; o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma; o líder do Governo na Câmara, Serginho do Posto; e os vereadores João das 5 Irmãos, Éder Borges, Beto Moraes, Pier Petruzziello, Lórens Nogueira, Renan Ceschin e Zezinho do Sabará, o Assessor Parlamentar Moisés Noronha representando o Deputado Romanelli.
Participaram ainda o presidente do Sindicato de Habitação e Condomínios (Secovi-PR), Ricardo Hirodi Toyofuku, representantes das empresas de videomonitoramento da capital.
Com a união entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil – representada fortemente pelos CONSEGs –, Curitiba dá mais um passo importante na promoção de uma cidade mais segura, conectada e participativa.
Galeria de fotos: