Gazeta do Abranches

Prefeito recebe estudantes na volta às aulas, dia de reencontros e orientações sobre trânsito e dengue

Prefeito recebe estudantes na volta às aulas, dia de reencontros e orientações sobre trânsito e dengue


Foto: Pedro Ribas/SECOM

Mais de 130 mil estudantes da rede pública municipal de Curitiba voltaram às aulas nesta terça-feira (10/2), em 188 escolas e 240 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Em dia marcado pela alegria e saudades dos colegas e professores, o prefeito Eduardo Pimentel acompanhou o retorno dos alunos na Escola Municipal Nivaldo Braga, no Boqueirão, que atende cerca de 600 estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. A unidade recebeu cerca de R$ 600 mil em investimentos, incluindo climatização, pintura e melhorias internas e externas.

“Estou muito feliz por estar aqui hoje com vocês nesta escola tão tradicional, com 75 anos, que está pronta para recebê-los, toda reformada. Educação é prioridade e é importante lembrar que desde o ano passado temos o vale-creche. Mais de 5,3 mil famílias foram chamadas, ampliando o atendimento nas vagas de creche para bebês e crianças de 0 a 3 anos”, disse o prefeito.


Foto: Pedro Ribas/SECOM

OUÇA AQUI

Prefeito Eduardo Pimentel

 
 
 
 


Maria Eduarda Neves de Lima, do 5º ano do Nivaldo Braga, faz parte do programa Jornalista Mirim e contou que estava com saudades. “Eu gosto muito de estudar aqui”, contou a menina.

Combate à dengue

O primeiro dia de aula contou ainda com orientações de combate à dengue na rede municipal de ensino. Equipes da Secretaria Municipal da Saúde repassam informações sobre como evitar os focos do mosquito transmissor da doença.

A secretária da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak, esteve na Escola Nivaldo Braga nesta manhã e reforçou a relevância da parceria entre saúde e educação. “A parceria entre educação e saúde é fundamental. Trabalhamos juntos para termos adultos saudáveis no futuro”, disse a secretária.


Foto: Pedro Ribas/SECOM

Trânsito mais seguro

Como nos anos anteriores, equipes da Superintendência de Trânsito estarão nas unidades educacionais para orientar motoristas e pedestres na entrada e saída dos alunos. A diretora da Escola Pública de Trânsito, Melissa Puertas Sampaio, destacou a importância do cinto de segurança e das cadeirinhas. “Também atenção ao cruzar a faixa de pedestres”, ressaltou.

Até 4 de março, os agentes da Setran estarão presentes nas proximidades das escolas.


Foto: Pedro Ribas/SECOM

Comitê de Volta às Aulas

Os preparativos para receber os alunos começaram no início de janeiro, com obras, dedetização, limpeza, chamamento de novos profissionais e reuniões pedagógicas.

“No recesso, intensificamos os preparativos, tanto reformas quanto climatização, para que os alunos voltem com todo conforto. Destaco a importância da participação das famílias na vida escolar das crianças, essa proximidade faz toda a diferença na vida escolar deles”, afirmou o secretário.

Desde 2025, a rede de ensino do município recebeu obras que incluem mais de mil reformas e melhorias, instalação de ar-condicionado (em andamento em cem unidades) e contratação de mais de 1,1 mil profissionais (incluindo professores, inspetores, agentes e servidores administrativos).

vale-creche foi outro destaque. Lançado em abril pelo prefeito Eduardo Pimentel, o benefício – no valor de R$ 1 mil – permite o ingresso de crianças de 0 a 3 anos em instituições privadas de ensino escolhidas pela família, em caráter transitório, até que a rede municipal tenha condições de absorver a demanda de berçário e maternal. Desde o lançamento, 5,3 mil famílias foram chamadas.

Em relação ao pedagógico, duas grandes iniciativas abrangem toda a rede, o Curitiba Presente e o Curitiba Leitora.

O primeiro projeto trouxe um conjunto de medidas para assegurar a assiduidade dos estudantes em sala de aula, como premiações, termômetro de frequência, milhas pedagógicas, cartas de reconhecimento.

Já o Curitiba Leitora busca incentivar o hábito da leitura, ampliar o repertório cultural e linguístico das crianças e estudantes e promover a formação de leitores críticos e autônomos. O projeto atende as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.


Foto: Pedro Ribas/SECOM

Presenças

Também estiveram na escola o secretário municipal da Comunicação Social, Marc Sousa; o administrador da Regional Boqueirão, José Antônio de Melo Filho; a chefe do Núcleo de Educação da Regional Boqueirão, Maritza Rolim de Moura; a diretora da Escola Municipal Nivaldo Braga, Alessandra Keli Coelho, e a vice-diretora, Ildeana Aparecida Schiochet; e os vereadores Jasson Goulart, Sargento Tânia Guerreiro, Guilherme Kilter; Lorens Nogueira, Beto Moraes e João da 5 Irmãos.

Texto: Maria Duarte

Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)