Gazeta do Abranches

Prefeitura de Curitiba recupera 3,4 km de ruas nos bairros Santa Cândida e Boa Vista

A Prefeitura de Curitiba está realizando nos bairros Boa Vista e Santa Cândida, nesta semana, obras importantes para recuperar a malha viária da região. As melhorias estão sendo realizadas em trechos de quatro ruas, numa extensão de 3,4 km, e são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

A finalidade das obras é restaurar a camada asfáltica danificada, restabelecendo a qualidade estrutural do pavimento, através do método de reciclagem.

Durante o andamento dos trabalhos, os motoristas precisam ter atenção para bloqueios de trânsito parciais e variáveis, de acordo com evolução dos trabalhos. A previsão é de que as obras sejam concluídas até a primeira quinzena de abril.

Dois bairros beneficiados

A iniciativa integra o Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) que está transformando a infraestrutura e os serviços públicos da cidade. As melhorias estão sendo realizadas em trechos das seguintes vias:

Da época do antipó

Enquanto passeava com a cachorra Eróbia, o Seu João Casemiro aproveitava para conferir a chegada do asfalto na Rua José Zaramella, que é o seu endereço há 25 anos e está passando por reciclagem em 995 metros.

“Estamos felizes com a chegada do asfalto. Estava precisando muito. A nossa rua ainda era de antipó. Os moradores se uniram e fizeram a solicitação no Fala Curitiba e contamos com apoio de um vereador também”, comentou o morador.

A população já pode participar do Fala Curitiba 2026. Veja como propor sugestões e melhorias para o seu bairro.

No princípio era o saibro

Na Rua Manoel Souza Dias Negrão, que está recebendo melhorias em pouco mais de um 1 km de extensão, o Seu João Calos Langmann, acompanhou todas as fases do pavimento.

“Quando cheguei aqui, há 56 anos, a Prefeitura espalhava saibro na rua. Muito tempo depois veio o antipó e ficou assim até os dias de hoje, recebendo remendos, mas os buracos voltavam sempre. Agora vai ficar bom, teremos asfalto de verdade, muito melhor”, elogiou o morador.

Mudança para muito melhor

No bairro Santa Cândida, a transformação na Rua Máximo João Kopp e na Estrada das Olarias (que a sua continuação) foi significativa e se estendeu por 1,3 km, até a Ponte do Rio Atuba, na divisa de Colombo.

Morador na via há 18 anos, Cláudio Becker disse que o pavimento da rua parecia uma esfregadeira.

“O carro dava uma tremedeira por causa do pavimento irregular, devido aos constantes remendos que eram feitos na via. Agora ficou muito bom, lisinho, mas o caso agora é que os motoristas estão abusando da velocidade”, comentou o morador, que pretende unir os vizinhos para solicitar a implantação de uma lombada e um radar ali.

Responsabilidade no trânsito

A Rua Máximo João Kopp já tem dois radares que limitam a velocidade a 40km. A obra está na fase dos ajustes finais para em, seguida receber a sinalização horizontal. Os motoristas precisam ter atenção ao trafegar por ali.

Luciano Amaro Lopes, que tem a pet shop Trimmer Dog, elogiou o trabalho da Prefeitura e aproveitou para cobrar mais resposnabilidade dos motoristas que trafegam por ali.

“O asfalto ficou excelente, não tem o que falar. O problema está na falta de responsabilidade de alguns motoristas que passam por aqui em alta velocidade”, pontuou o comerciante.

Pavimento com qualidade

Os 12 bairros da Regional Boa Vista já receberam 31,5 km de asfalto novo desde 2025 até agora. 

Em toda a cidade, o programa já levou asfalto novo a 222,6 km, entre obras concluídas ou em andamento, perfazendo 382 ações em 454 ruas (algumas ações beneficiam mais de uma rua, como ocorrem nos projetos do Novo Inter 2 e do Ligeirão Leste/Oeste).

PRO Curitiba

O Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) é o maior da história da cidade e engloba mais de R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028. São intervenções em áreas essenciais para o cidadão como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança.