Colégio Vicentino São José celebra 120 anos de história

Foi comemorado este ano, um marco importante na história do Colégio Vicentino São José: 120 anos de dedicação à educação. Fundado pelas três Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, Irmã Luísa Olsztynska, Irmã Natália Zietak e Irmã Leocádia Suchoswiat, que chegaram da Polônia, especificamente da cidade de Chelmno, em 1904, o Colégio teve papel fundamental na formação das crianças da região e na promoção da cultura da comunidade do Abranches na época.

Nas noites de 24 e 25 de outubro de 2024, foi realizada a Mostra Vicentina de Arte, que trouxe ao palco os momentos significativos do Colégio Vicentino São José, fruto do esforço dos estudantes e equipe de professores e colaboradores, com a ajuda significativa das Irmãs, em forma de teatro e musicais.

O evento retratou momentos desde a chegada das Irmãs pioneiras, que enfrentaram seus desafios, até as transformações ao longo das décadas. Através de perfomances, o público teve a oportunidade de revisitar o passado e entender como o Colégio evoluiu, se adaptando às demandas do tempo e inovando sem perder o Carisma Vicentino.

Na noite do dia 24 de outubro, os estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais recriaram, através da carta de Irmã Luísa Olsztynska, a história dos primeiros colonos que solicitaram as Irmãs, marcando o começo de um legado educacional no Bairro Abranches. Passando pelo tempo, as turmas do Nível 2 ao 5º ano, ilustraram a inauguração do ambulatório, essencial para a comunidade na época, e os impactos da lei sobre as escolas estrangeiras, que moldou o caminho do Colégio. O público também se encantou com as apresentações sobre a ampliação do prédio, a renovação da fachada e a chegada do primeiro telefone.

Outro momento emocionante foi a representação do incêndio, ocorrido em 1966, um desafio superado com muita resiliência pelas Irmãs. Chegando ao final das apresentações, as turmas destacaram a atualidade, com a implementação de novas tecnologias no Colégio, como o Laboratório Maker, e a participação ativa em olimpíadas de conhecimento, que simbolizam a busca contínua pela excelência. Foi realizada também, uma homenagem ao professor Denilso, que, com sua competência, abriu caminhos com o Clube de Ciências.

Já no dia 25, os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio criaram espetáculos musicais e teatrais emocionantes que uniram história, música e memória. O evento, marcado por apresentações comoventes, teve como foco a relação de fatos históricos mundiais e acontecimentos no contexto do Colégio.

Os estudantes do 6º ano ao Ensino Médio fizeram uma viagem no tempo, abordando temas como o surgimento da televisão no Brasil e as conquistas das Copas de 1970 e 1994. Também foram relembrados momentos históricos, como a morte de Ayrton Senna e a Semana de Arte Moderna.

A apresentação da estrutura do DNA, em 1953, o consultório odontológico no Colégio e os desafios durante as Guerras Mundiais foram outros pontos explorados nas apresentações.

Além de proporcionar aprendizado sobre os eventos que moldaram o Brasil e o mundo, as apresentações destacaram a trajetória do Colégio Vicentino São José, celebrando sua história e seu compromisso com a formação de seus estudantes.

Após 120 anos de desafios e conquistas, o Colégio Vicentino São José segue sua missão de formar cidadãos conscientes e engajados, inspirados pelo exemplo das Irmãs fundadoras. A história que começou em 1904 continua viva, pronta para abraçar novos capítulos e continuar impactando positivamente a vida de diversas gerações.

O Colégio Vicentino São José atende crianças de 2 anos ao Ensino Médio. tendo a oferta do Contraturno Escolar (Integral e Intermediário) até o 5º ano.

Galeria de fotos:

Deixe uma resposta

Next Post

Parque Tanguá completa 28 anos com uma das vistas e pôr do sol mais bonitos de Curitiba

Considerado um dos parques mais bonitos da cidade e com o pôr do sol mais exuberante de Curitiba, o Parque Tanguá completa 28 anos neste sábado (23/11). Criado pelo prefeito Rafael Greca na sua primeira gestão, em 1996, o parque é o mais procurado por turistas que buscam ficar em contato com […]
%d blogueiros gostam disto: