Velocidade máxima permitida de 50km/h
O radar tão esperado pelos moradores e pedestres que se utilizam da travessia entre as ruas Mateus Leme com Vitório João Brunor e Rubem Fleury da Rocha está devidamente instalado e em funcionamento. Agora os motoristas tem que ficar atentos para não serem multados caso venham a furar o sinal. O radar está em funcionamento a partir do dia 26 de Novembro.
Essa reivindicação partiu dos moradores junto a Associação de Moradores do Abranches em 2018, foi levado na reunião do Fala Curitiba e foi feito um abaixo assinado e entregue em mãos ao Vereador Mauro Ignácio, para que o mesmo intermediasse junto a Setran a implantação do mesmo.
Depois muitas reuniões, a Setran inclusive veio ao local fazer a contagem de veículos, e também educação no trânsito distribuindo folders e cartilhas aos motoristas e também usou guardas para monitorar e multar quem furasse o sinal. Depois disso tudo se conscientizaram que realmente neste local havia a necessidade de se implantar o radar. Com a luta do vereador Mauro Ignácio desde 2018 solicitando conforme Proposição 044.09705.2018 e ano após ano cobrando e respaldado por um abaixo assinado com mais de 300 assinaturas, entrou na licitação da Setran a compra de radares e com prioridade para esse cruzamento.
Agora os alunos do colégio São José, os fiéis que vão na Igreja Santana de Abranches, os pedestres e moradores que utilizam o local para fazer suas compras no comércio local e até mesmo os veículos que estão cruzando o sinal regularmente no verde, terão maior segurança, assim todos esperam. O local está bem sinalizado com relação a velocidade dos veículos e também que tem o radar neste cruzamento. Muitos moradores contam dos sustos que passaram ao tentar cruzar na faixa e com o sinal de pedestres aberto, pois muitos motoristas e motoqueiros não respeitavam o sinal fechado e quase atropelava quem estava a cruzar rua. Os pais de alunos ficavam apreensivos com seus filhos que tinham que atravessar o local para irem ao colégio São José e agora esperam que os motoristas respeitem o radar, trazendo maior segurança a todos.
Inclusive esse radar é mais completo, o aparelho fiscaliza, além da velocidade, o avanço de sinal e a parada sobre a faixa de pedestres.
Quem cometer as infrações está sujeito a multas que vão de R$ 130 a R$ 880, mais pontos na carteira.
Desde março deste ano, a velocidade máxima de 50 km/h passou a ser padrão em Curitiba, com exceção das vias rápidas, Avenida Comendador Franco e Linha Verde.
***
“Sempre que somos acionados pela comunidade para reforçar ações junto ao Poder executivo o fazemos com empenho e dedicação e muitas vezes enfrentando a burocracia e trava que tornam lentos o resultados desejados. Por isso a mobilização popular aliada a representação política é poderosa ferramenta de transformação podendo antecipar ações e resultados.”
Comenta o Vereador Mauro Ignácio
***
“O Radar foi uma luta realmente vitoriosa, passamos mais de 2 anos fazendo reivindicação, fizemos abaixo assinado. Pra nós acho que trás um grande benefício, é muito perigoso, eu já vi que alguns veículos que continuam passando com o sinal fechado mas com certeza vão ter algumas surpresas e acredito que com isso a gente vai ter um pouco mais de segurança, até porque eu tenho um filho pré adolescente que tem que ir pra escola no Colégio Vicentino São José, e o movimento de estudantes é intenso, e ali tem um movimento muito grande e realmente ninguém respeita, valeu obrigado sempre por essa força a todos que colaboraram e ao vereador Mauro Ignacio que desde o começo lutou junto.”
Comentou Aldinéia Bento Neves (Teka)
***
“Em mais uma conquista que contou com a inestimável participação e apoio do Vereador Mauro Ignácio, a população do entorno das Ruas Mateus Leme, Rubem Fleury da Rocha e Vitorio João Brunor, passa a ter mais segurança com o novo semáforo inteligente instalado na confluência das citas ruas.
Nesta esquina, os acidentes com choques entre veículos eram constantes, além das tentativas de atropelamento dos pedestres por parte dos condutores desobedientes das normas de trânsito, os quais contavam com a impunidade do anonimato.
Após um abaixo assinado liderado pelo Pároco, Pe. Carlos Luiz Bacheladenski, da Paróquia Sant’Ana de Abranches, líder comunitário sempre preocupado com o seu rebanho, a população em geral, irmanada em torno do objetivo conseguiu afinalmente a conquista. Agora será fiscalizado, além da velocidade, o avanço de sinal e a parada sobre a faixa de pedestres.
Ou seja, só será multado o infrator desobediente, aquele que não segue o que aprendeu quando conquistou a habilitação.”
Depoimento de Volnei Lopes da Silva
Fotos: