Volnei Lopes recebe premiação de cultura e divulgação

Homenagem realizado pelo Vereador Mauro Ignácio

Vereador Mauro Ignácio homenageia Volnei Lopes na CMC – Foto: Daniel Castellano

O nosso redator e amigo, Volnei Lopes, foi homenageado em solenidade pelo vereador Mauro Ignácio, no dia 05/04/2022, na Câmara Municipal de Curitiba, recebendo o prêmio Cultura e Divulgação. A honraria é concedida a pessoas ou entidades que tenham se destacado na produção cultural e nos meios de comunicação social. As 22 indicações, acatadas pela Comissão de Educação, Cultura e Turismo, estão contempladas pelo decreto legislativo 13/2021.

Estiveram presentes no evento, para prestigiar e homenagear Volnei, Daniel Castellano – Fotógrafo da Prefeitura Municipal de Curitiba, Amadeu Luiz de Mio Geara – ex-vereador, ex-deputado federal, Padre Carlos Luiz Bacheladenski – Pároco Igreja Sant’Anna, Larissa de Camargo – Representando Gazeta do Abranches, Moises Noronha Correa – Assessor Mauro Ignácio.

 

Volnei Lopes, nasceu aos 13 de janeiro de 1954, em Rio do Sul, Santa Catarina. Filho de Maria Gomes da Silva e Bertoldo Lopes da Silva. Viveu em Tapejara/PR, de agosto de 1958 a dezembro de 1972, onde estudou do fundamental até o 1° ano do 2° grau. Mudou-se para Curitiba em dezembro de 1972, vivendo inicialmente no Bairro Mercês até 1975, quando se mudou para o Bairro Abranches, no mesmo endereço que vive até os dias de hoje.

Cursou o 2° grau no Colégio Camões e na então Escola Técnica Federal do Paraná, curso de edificações. Exerceu profissionalmente as funções de técnico de futebol de salão e professor de educação física, autodidata, na Associação Atlética Banco do Brasil de Curitiba, Círculo Militar do Paraná, ASIPE (COLOAR O NOME COMPLETO), Centro Israelita do Paraná, Clube Atlético Paranaense, Esporte Clube Pinheiros, Paraná Clube, Cancun Esportes e Locações, Centro Cenecista Professor Luis Cezar e Colégio Estadual José Pioli, em Itaperuçu.

A partir de 2004 passa a desenvolver pesquisas de genealogia oportunizando a jovens atletas obterem a dupla cidadania de países europeus para jogarem futebol e futebol de salão na Itália, Espanha e Portugal. Também, nesse período, passa a dedicar-se à pesquisa da história do Município de Tapejara/PR a partir da história do Estado Paraná, desde 1648.

Tratou da criação e desmembramentos dos vários municípios até chegar à emancipação tapejarense em 1963, do seu desenvolvimento econômico, político e social, encerrando em 31 de dezembro de 2016 com 350 páginas editadas entre fotos e texto.

Em 2012 volta à Tapejara/PR onde exerceu a função pública de Diretor de Cultura na Administração Municipal de 01 de janeiro de 2013 a 01 de janeiro de 2016. Neste período oportunizou a criação de bandas musicais, grupos de skate, escolas de canto e instrumentos musicais, manifestações culturais de artesanato e culinária e etc. além da função concomitante de assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal, redigindo as matérias para os jornais, rádios e outros veículos de comunicação regionais.

Com o retorno ao seu Bairro do Abranches em 01 de janeiro de 2017 passa a dedicar-se integralmente ao resgate da memória e cultura dos Bairros Abranches e Pilarzinho, buscando sempre as fontes primárias e documentos oficiais dos Governos Estadual e Municipal, além de documentos orais dos descendentes de imigrantes poloneses, ucranianos, italianos, alemães, islandeses e os brasileiros descendentes de portugueses e africanos, que já habitavam essas paragens quando as demais etnias aqui chegaram.

A partir de março de 2018 se engaja como voluntário à equipe do jornal mensal Gazeta do Abranches, que já possui mais de duas décadas de serviços prestados aos munícipios da Zona Norte de Curitiba e Almirante Tamandaré, sendo responsável pelas matérias de cunho histórico dos principais pontos turísticos da região e biografia das famílias de imigrantes, sempre enriquecendo as matérias com a história das suas regiões de origem.

É cofundador do Núcleo BRASPOL do Pilarzinho (Representação da Comunidade Polonesa no Brasil), criado em setembro de 2019, e um dos coordenadores da Comissão Organizadora dos 150 anos de imigração polonesa no Paraná que inicia pela então Colônia Pilarzinho em 30 de setembro de 1871. Com seu amplo conhecimento tornou-se coordenador de pesquisa sobre os 50 anos, comemorados no ano de 2020, da participação da comunidade ucraniana nos bairros Pilarzinho, Abranches, Barreirinha e município de Almirante Tamandaré na formação do núcleo desta etnia em torno da Paróquia Católica Ucraniana Sagrado Coração de Jesus. O Paraná é um território privilegiado que abrigou e, ainda, abriga povos de todos os continentes e essa dinâmica acontece desde o século XVI até os dias atuais. As efemérides são importantes na medida que contribui na preservação, conservação e divulgação do patrimônio cultural de uma pequena comunidade, de uma cidade ou mesmo de uma nação. Todo esse trabalho de pesquisa e organização dos eventos, sob a gerência de Volnei Lopes da Silva, resultou em ampla divulgação alcançando um número significativo de indivíduos tanto de dentro como de fora das comunidades envolvidas. Sem sombra de dúvidas, os resultados obtidos até a presente data e os que estão por vir, representam o esforço hercúleo e o seu desprendimento no desejo de realizar de modo satisfatório o projeto em toda a sua plenitude.

É com muito orgulho que a Gazeta do Abranches, parabenizar Volnei Lopes, pela premiação recebida. Sentimos muito honrados de divulgar suas pesquisas de cunho histórico, no qual nos remete a uma viagem ao passado encantadora, com detalhes fiéis e verídicos.

 

Vereador Mauro Ignácio homenageia Volnei Lopes na CMC – Foto: Daniel Castellano
Vereador Mauro Ignácio homenageia Volnei Lopes na CMC – Foto: Daniel Castellano
Vereador Mauro Ignácio homenageia Volnei Lopes na CMC – Foto: Daniel Castellano
Vereador Mauro Ignácio homenageia Volnei Lopes na CMC – Foto: Daniel Castellano

Deixe uma resposta

Next Post

Homenagem para Ilda Gina Youngblood e Osvaldo Youngblood

Ilda Gina Youngblood de 93 anos e Osvaldo Youngblood de 92 anosse casaram na cidade de Jaguariava. Nesta cidade construíram sua residência e iniciaram seu matrimonio. Nesta cidade tiveram trigêmeas. Foi um acontecimento em época de grande importância na cidade celebrado com uma grande festa, inclusive com a presença do […]
%d blogueiros gostam disto: