Um levantamento da Guarda Municipal de Curitiba aponta que as ocorrêcias registradas no carnaval de Curitiba neste ano apresenta uma dimuição de 77% em comparação aos dados de 2020, antes do início da pandemia. Apenas nove ocorrências foram registradas em 2023, enquanto que em 2020 foram 39.
Além do reforço no efetivo presencial, as 1,4 mil câmeras da Muralha Digital contribuíram na segurança dos foliões.
Entre as ocorrências deste ano estiveram atendimentos por perturbação do sossego e estacionamento irregular. Um homem foragido da Justiça também foi localizado e preso nas abordagens.
“Durante a operação carnaval mantivemos um efetivo de 420 homens que acompanharam toda a programação de rua da cidade, incluindo os bairros. Também tivemos o aporte da tecnologia, com o monitoramento em tempo real pelas câmeras da Muralha Digital, um diferencial que se mostrou eficiente na redução de crimes”, diz o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.
Segundo o comandante da GM de Curitiba, inspetor Carlos Celso dos Santos Junior, o planejamento antecipado e a atuação integrada foram determinantes. “Fizemos inúmeras reuniões com organizadores e demais forças de segurança para que o curitibano pudesse acompanhar a programação do carnaval com segurança após dois anos de interrupção por conta da pandemia”, conta o comandante.
Pré-carnaval
Durante o período pré-carnaval também houve registro de atendimentos. Foram nove atendimentos, a maior parte em casos de estacionamento irregular e de pichação.
A operação carnaval da GM de Curitiba teve início em 4 de fevereiro e terminou nesta terça-feira (21/2).