Regionais Matriz e Boa Vista encerram etapa de votação popular do Fala Curitiba

Gazeta do Abranches
Fala Curitiba da regional Boa Vista – Curitiba, 28/06/2024. Foto: Daniel Castellano/SMCS

Moradores de Curitiba já indicaram o que consideram ser as 100 prioridades da gestão municipal para o próximo ano. Terminou na noite desta sexta-feira (28/6), com audiências nas regionais Matriz e Boa Vista, a etapa de votação popular e presencial do programa Fala Curitiba, o programa de consultas públicas da Prefeitura.

Cerca de 256 pessoas participaram dos dois encontros que encerraram a etapa de escolha popular, que além das audiências  desta noite, contou com participações por meio do Fala Móvel e votação pela internet que ficaram disponíveis às pessoas desde fevereiro.

Voz à população

Coordenado pelo Instituto Municipal de Administração Pública, o Programa Fala Curitiba, lançado em maio de 2017, busca dar voz à população. Por meio dele, os cidadãos podem opinar sobre as propostas das leis orçamentárias do município.O programa amplia o debate e prioriza o que realmente importa para cada um dos 75 bairros de Curitiba, incentivando a participação comunitária para fazer a diferença no desenvolvimento da cidade.

Na Regional Matriz, o encontro aconteceu no auditório do Mercado Municipal de Orgânicos, no Centro, e contou com a participação de 110 pessoas que foram pleitear melhorias para os 18 bairros que integram a regional. Os participantes  foram recebidos com um lanche caprichado, com quitutes juninos preparados com zelo pela equipe da Administração Regional.

A administradora Bruna Nova reforçou e agradeceu a participação das pessoas.

“É um momento feito para que a comunidade possa eleger o que é importante para o seu bairro, para estimular a participação de todos na construção de uma Curitiba mais democrática”, disse Bruna.Novack.

Na ocasião, foram apresentadas as 22 demandas selecionadas pelos moradores da região durante esta edição do programa. As dez mais votadas serão incluídas no orçamento municipal de 2025.

Segurança

Entre as 10 prioridades selecionadas está a construção de um módulo da Guarda Municipal no Jardim Botânico, com expansão do atendimento, solicitada pelos integrantes da Associação de Moradores do Jardim Botânico.

“Nos mobilizamos coletivamente porque acreditamos que essa é uma melhoria fundamental para o bairro. Ficamos felizes com a aprovação, assim como comemoramos conquistas asseguradas nas edições anteriores do programa, que é muito eficiente para ouvir os moradores da cidade”, disse Fátima Maia, presidente da associação.

Quem também saiu satisfeita da votação foi a aposentada Alda Hack, que assistiu a comunidade eleger entre as prioridades a defendida por ela e seus vizinhos da Associação de Moradores do Jardim Social: a revitalização do Bosque Portugal, melhoria na pista de caminhada.

“Estou feliz, valeu a pena. Esse modelo da Prefeitura nos ouvir funciona, é muito bom e acho que mais pessoas deveriam se interessar e participar. A Prefeitura quer nos ouvir, mas a comunidade tem que se organizar e votar”, disse Alda.

Na Regional Boa Vista, o encontro aconteceu na Rua da Cidadania Boa Vista e teve a participação de 123 pessoas.

As dez prioridades mais votadas em cada regional foram:

Boa Vista

  1. Ampliação de equipes de apoio das UBSs para atendimento em saúde mental, psicológica e psiquiátrica.
  2. Construção de quadra coberta na Escola Municipal Erasmo Pilotto.
  3. Adequar a aplicabilidade operacional do efetivo da Guarda Municipal na Regional.
  4. Reforma do CEI Romário Martins.
  5. Qualificar a oferta de serviços de proteção social especial para pessoas em situação de rua.
  6. Projeto para contenção total de margens do Rio Bacacheri ao longo do Bosque Irmã Clementina.
  7. Parquinho no Parque São Lourenço com brinquedos modernos.
  8. Lombada na Rua Alberto Otto.
  9. Projeto de rotatória na Rua Fredolin Wolf com Rua Raposo Tavares.
  10. Requalificação da praça que se localiza na Rua Fernando de Noronha com a Rua Vicente Geronasso.

Matriz

  1. Revitalização da Rua Corrêa Teixeira Coelho.
  2. Construção do módulo da Guarda Municipal no Jardim Botânico Municipal, com expansão do atendimento.
  3. Adequar a aplicabilidade operacional do efetivo da Guarda Municipal na Regional.
  4. Adequar o quadro de profissionais das Unidades de Saúde da Matriz.
  5. Revitalização do Jardim Ambiental 1.
  6. Abertura de turmas de Educação integral em tempo ampliado e/ou contraturno.
  7. Estudo para a implantação de mais uma unidade de saúde na matriz, em local a ser definido conforme demanda.
  8. Revitalização do Bosque Portugal, melhoria na pista de caminhada.
  9. Conclusão da obra da Escola Municipal Irmãos Rebouças – Piso selador; estacionamento – Demarcação; telhado – Conserto.
  10. Ampliação e reforma da U.S Capanema.

Deixe uma resposta

Next Post

Conheça os cães do Crar que poderão ser adotados no evento Amigo Bicho de Curitiba

A Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba vai promover a 5ª edição do Amigo Bicho 2024, evento de adoção gratuita de cães, neste sábado (6/7), das 11h às 17h, no estacionamento do Shopping Mueller, no piso L1, em frente ao Espaço Pet. A ação da Prefeitura será junto do evento […]
%d blogueiros gostam disto: