Jardim das Esculturas recebe mais três obras de João Turin

Prefeito Rafael Greca acompanha a chegada das estátuas Onça com Tartaruga, Casal Indígena e Autorretrato de João Turin, no Memorial Paranista. Curitiba, 05/03/2021. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O Jardim das Esculturas do Memorial Paranista, no Parque São Lourenço, acaba de ganhar mais três obras de arte de João Turin. São dois baixo relevos e uma escultura, todos em bronze e escala heróica (em tamanhos bem maiores que as peças originalmente criadas).

As peças serão colocadas em pontos estratégicos do jardim com as outras 13 instaladas em dezembro passado, no início da entrega das obras de revitalização do parque para uso público.

As três obras de arte são as ampliações da escultura Onça com Tartaruga/Onça Caminhando e dos relevos Autorretrato e Casal Indígena. O relevo Autorretrato, que traz o perfil do escultor, tem 1,90 metro de altura, 1,19 metro de largura e pesa 120 quilos. O do casal indígena também tem 1,90 metro de altura. Porém, é mais largo (1,48 metro) e mais pesado (150 quilos).

A escultura da onça é a mais pesada das três peças, com 300 quilos. Ela mede 1,60 metro de largura por 83 centímetros de altura. As peças foram vistoriadas pela coordenadora de Acervos da Fundação Cultural, Cláudia Klein Arioli.

Obra e artista

“O perfil do grande mestre da escultura paranaense e também brasileira ficará aqui para sempre, no Jardim das Esculturas do Memorial Paranista, junto aos diversos exemplares de suas obras que tão bem representam o homem, a fauna e a flora que ele exaltou e imortalizou”, disse o prefeito Rafael Greca. Ele esteve no local para vistoriar as peças com a presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro; a secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias; o arquiteto e coordenador da implantação do Memorial, Guilherme Klock; e o empresário Samuel Lago, que detém os direitos sobre as obras do artista.

Além das 15 esculturas e relevos que já chegaram ao Memorial Paranista, o local também receberá do Governo do Estado, em regime de comodato, outros 78 trabalhos de Turin. Eles foram doados à administração estadual por Lago.

Deixe uma resposta

Next Post

Governo atualiza medidas restritivas de combate à pandemia

O Governo do Estado decidiu prorrogar por mais 48 horas a validade do Decreto 6.983/2021 com medidas restritivas de combate ao novo coronavírus. O documento, que venceria às 5 horas de segunda-feira (08), será estendido até as 5 horas de quarta-feira (10). Após essa data, um novo texto (Decreto 7.020/2021) […]
%d blogueiros gostam disto: