Avança modernização do sistema de iluminação pública

Ruas da regional Boa Vista ganham iluminação em LED. Na imagem Rua Hugo Simas – Curitiba, 24/04/2021 – Foto: Daniel Castellano / SMCS

Três importantes vias que servem bairros mais ao norte de Curitiba passaram a contar com 460 luminárias de LED no seu sistema de iluminação pública. A substituição dos equipamentos de vapor de sódio e de vapor metálico ocorreu nos meses de março e abril de 2021, garantindo melhoria luminotécnica e economia no consumo de energia elétrica. 

Ligação entre o Ahú e o Cachoeira, a Avenida Anita Garibaldi recebeu 235 novas luminárias de LED. Mais 140 passaram a equipar a Rua Theodoro Makiolka, entre Barreirinha e Santa Cândida, e outras 85 estão oferecendo iluminação eficiente à Avenida Desembargador Hugo Simas, que está no itinerário de quem costuma ir do Pilarzinho ao Bom Retiro e vice-versa. 

Responsável pela modernização do sistema, o Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas aponta em seus estudos que a troca das luminárias representa uma redução de 52% no consumo de energia e os equipamentos de LED têm durabilidade de 50 mil horas ou até 6 anos. 

“Pedestres e motoristas perceberão que a luz amarelada deu lugar para a luz branca, que, além de auxiliar no fator segurança e proporcionar mais conforto à visão, são mais eficientes, pois iluminam mais e melhor consumindo menos energia”, disse Rodrigo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas. 

A modernização das luminárias está sendo acompanhada do recadastramento dos pontos de iluminação pública da cidade. O mapeamento dos pontos vai ajudar no monitoramento do sistema e facilitará a identificação de possíveis problemas relatados pela população à Central 156.

Deixe uma resposta

Next Post

Rua do Boa Vista terá bloqueio de trânsito por 30 dias

Motoristas que utilizam a Rua Flávio Dallegrave, no bairro Boa Vista, podem encontrar bloqueios ou fluxo mais lento de trânsito no trecho entre as ruas Simão Mansur e Estados Unidos, a partir da próxima quinta-feira (29/4). As alterações de trânsito serão aplicadas nos dois sentidos da via por aproximadamente 30 […]

Matérias relacionadas

%d blogueiros gostam disto: