Gazeta do Abranches

Fundador da Pro Tork recebe Cidadania Honorária na Câmara Municipal de Curitiba

Empresa líder mundial na produção de peças automotivas surgiu de uma pequena loja de escapamentos em Curitiba.

A Câmara concedeu a cidadania honorária de Curitiba ao empresário Leodir Bonilha, fundador da empresa Pro Torq. A iniciativa foi do vereador Oscalino do Povo. (Foto: Carlos Costa)

Na noite desta sexta-feira (3), a Câmara Municipal de Curitiba concedeu a cidadania honorária ao empresário Leodir Bonilha, fundador da Pro Torq, líder sul-americana na produção de motopeças e a maior produtora mundial de capacetes para motociclistas. A homenagem foi proposta pelo vereador Oscalino do Povo (PP), que tem origens na cidade de Siqueira Campos, ou seja, é conterrâneo de Bonilha. A cerimônia foi presidida pelo vereador Tito Zeglin (PDT), 2º vice-presidente da Casa e teve a presença do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB); do desembargador e ex-presidente do TJ/PR (Tribunal de Justiça do Paraná) Adalberto Jorge Xisto Pereira; Marlon Bonilha presidente do grupo Protork; vereador Mauro Ignácio, 4º secretário da Câmara Municipal de Curitiba e o homenageado Marlon Bonilha. Na plateia, amigos e familiares do homenageado.

De acordo com o proponente da homenagem, vereador Oscalino do Povo, Bonilha é um entusiasta de Curitiba, defendendo a cidade por todo o país. “É o caso de agradecermos a Deus por termos entre nós alguém que não só é eficiente na geração de riquezas e empregos para o país, como também é alguém que se prontifica a ajudar o próximo em ações que visam ajudar famílias carentes. Sempre teve uma atuação presente nos bairros Boqueirão e Uberaba”. O vereador também homenageou a 1ª dama da Câmara Municipal, Maria Cristina.

Leodir Bonilha agradeceu a homenagem prestada pela cidade de Curitiba, que faz dos curitibanos seus irmãos e conterrâneos. “Ser escolhido cidadão honorário é uma grande honra, pois muitos gostariam de estar aqui”, afirmou. O empresário nominou as pessoas que ajudaram em sua luta na criação e desenvolvimento da empresa Pro Torq. “A empresa surgiu como um pequeno negócio, inicialmente na avenida Mariano Torres, aqui no Centro de Curitiba. Depois a estrutura expandiu, indo pra região Norte do Paraná no início dos anos 90”.

Para o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), a Pro Torq é motivo de orgulho para todos os paranaenses e brasileiros, tamanha é sua força e representatividade internacional. “Todos que estão aqui têm por Leodir Bonilha um sentimento de forte amizade. Eu mesmo estou aqui por conta dessa amizade de tantos anos”. O deputado lembrou que a empresa Pro Torq foi fruto de muita luta e determinação. “Precisamos de pessoas que possibilitem o diálogo e a construção de soluções. Bonilha é uma dessas pessoas. Criador de uma empresa genuinamente paranaense e que faz uma enorme diferença na economia e na sociedade do Norte Pioneiro”, observou Romanelli.

O desembargador e ex-presidente do TJ/PR (Tribunal de Justiça do Paraná) Adalberto Jorge Xisto Pereira foi juiz na cidade de Siqueira Campos no início de sua carreira, tendo conhecido, portanto, a implantação da Pro Tork no Norte Pioneiro. “Trata-se de empreendimento que muito orgulha o povo do Paraná. E uma dasd pessoas que mais contribuiu para esse crescimento foi Leodir Bonilha, um empreendedor de sucesso e de visão”. De acordo com o desembargador, o título é importante na medida em que equivale a uma espécie de adoção por parte da cidade, da pessoa que se torna cidadã honorária. Ele concluiu elogiando a família Bonilha e exaltando o fato de que apesar do crescimento dos negócios, nunca abandonaram a atitude humilde e humana.

Fonte: Camara Municipal de Curitiba