Fundador da Pro Tork recebe Cidadania Honorária na Câmara Municipal de Curitiba

Empresa líder mundial na produção de peças automotivas surgiu de uma pequena loja de escapamentos em Curitiba.

A Câmara concedeu a cidadania honorária de Curitiba ao empresário Leodir Bonilha, fundador da empresa Pro Torq. A iniciativa foi do vereador Oscalino do Povo. (Foto: Carlos Costa)

Na noite desta sexta-feira (3), a Câmara Municipal de Curitiba concedeu a cidadania honorária ao empresário Leodir Bonilha, fundador da Pro Torq, líder sul-americana na produção de motopeças e a maior produtora mundial de capacetes para motociclistas. A homenagem foi proposta pelo vereador Oscalino do Povo (PP), que tem origens na cidade de Siqueira Campos, ou seja, é conterrâneo de Bonilha. A cerimônia foi presidida pelo vereador Tito Zeglin (PDT), 2º vice-presidente da Casa e teve a presença do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB); do desembargador e ex-presidente do TJ/PR (Tribunal de Justiça do Paraná) Adalberto Jorge Xisto Pereira; Marlon Bonilha presidente do grupo Protork; vereador Mauro Ignácio, 4º secretário da Câmara Municipal de Curitiba e o homenageado Marlon Bonilha. Na plateia, amigos e familiares do homenageado.

De acordo com o proponente da homenagem, vereador Oscalino do Povo, Bonilha é um entusiasta de Curitiba, defendendo a cidade por todo o país. “É o caso de agradecermos a Deus por termos entre nós alguém que não só é eficiente na geração de riquezas e empregos para o país, como também é alguém que se prontifica a ajudar o próximo em ações que visam ajudar famílias carentes. Sempre teve uma atuação presente nos bairros Boqueirão e Uberaba”. O vereador também homenageou a 1ª dama da Câmara Municipal, Maria Cristina.

Leodir Bonilha agradeceu a homenagem prestada pela cidade de Curitiba, que faz dos curitibanos seus irmãos e conterrâneos. “Ser escolhido cidadão honorário é uma grande honra, pois muitos gostariam de estar aqui”, afirmou. O empresário nominou as pessoas que ajudaram em sua luta na criação e desenvolvimento da empresa Pro Torq. “A empresa surgiu como um pequeno negócio, inicialmente na avenida Mariano Torres, aqui no Centro de Curitiba. Depois a estrutura expandiu, indo pra região Norte do Paraná no início dos anos 90”.

Para o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), a Pro Torq é motivo de orgulho para todos os paranaenses e brasileiros, tamanha é sua força e representatividade internacional. “Todos que estão aqui têm por Leodir Bonilha um sentimento de forte amizade. Eu mesmo estou aqui por conta dessa amizade de tantos anos”. O deputado lembrou que a empresa Pro Torq foi fruto de muita luta e determinação. “Precisamos de pessoas que possibilitem o diálogo e a construção de soluções. Bonilha é uma dessas pessoas. Criador de uma empresa genuinamente paranaense e que faz uma enorme diferença na economia e na sociedade do Norte Pioneiro”, observou Romanelli.

O desembargador e ex-presidente do TJ/PR (Tribunal de Justiça do Paraná) Adalberto Jorge Xisto Pereira foi juiz na cidade de Siqueira Campos no início de sua carreira, tendo conhecido, portanto, a implantação da Pro Tork no Norte Pioneiro. “Trata-se de empreendimento que muito orgulha o povo do Paraná. E uma dasd pessoas que mais contribuiu para esse crescimento foi Leodir Bonilha, um empreendedor de sucesso e de visão”. De acordo com o desembargador, o título é importante na medida em que equivale a uma espécie de adoção por parte da cidade, da pessoa que se torna cidadã honorária. Ele concluiu elogiando a família Bonilha e exaltando o fato de que apesar do crescimento dos negócios, nunca abandonaram a atitude humilde e humana.

Fonte: Camara Municipal de Curitiba

Deixe uma resposta

Next Post

Ação Ambiental na praça Estevão Mussak no Abranches

No ultimo dia 22 de novembro, o Grupo de apoio Local da Regional Boa Vista, composta pela equipe da Ambientalis Engenharia, grupo Amigos dos Rios com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba através da Regional Boa Vista e Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realizaram uma ação Ambiental na praça […]
%d blogueiros gostam disto: