Curitiba é a cidade mais sustentável da América Latina, aponta Corporate Knights

Curitiba é a cidade mais sustentável da América Latina, aponta Corporate Knights.

Curitiba é a cidade mais sustentável da América Latina e a 14ª do mundo. É o que aponta o ranking de Cidades Sustentáveis publicado pela revista canadense Corporate Knights, que mede a performance da sustentabilidade ambiental de 50 cidades do mundo. A entidade é referência internacional em estudos sobre sustentabilidade e responsabilidade social corporativa.

O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (15/6), durante um evento on-line na cidade de Toronto, no Canadá. A transmissão contou com a presença de representantes da Corporate Knights e de quatro cidades convidadas – Estocolmo, Toronto, Cidade do Cabo e Curitiba.

O prefeito Rafael Greca comemorou a escolha de Curitiba como a cidade mais sustentável da América Latina e a 14ª no mundo e afirmou que compartilha com toda a população este reconhecimento internacional.

“Nossa capital une planejamento e ações concretas para continuar sendo um exemplo para a qualidade do Meio Ambiente. Da Pirâmide Solar do Caximba à volta da Família Folhas, passando pelos futuros Bairro Novo do Caximba e Novo Inter 2 com seus ônibus elétricos, atuamos de forma efetiva para garantir um futuro melhor para o planeta e os curitibanos”, reforçou.

Curitiba foi convidada a participar do ranking junto de outras 50 cidades globais, entre elas São Paulo, Buenos Aires, Cidade do México, Ottawa, Seattle, São Francisco, Berlin, Oslo, Estocolmo, Londres, Paris, Madri, Pequim, Xangai, Tóquio, Singapura e Sydney.

Confira o ranking completo

Ranking América Latina

14 – Curitiba/Brasil
23 – Rio de Janeiro/Brasil
27 – Medelim/Colômbia
31 – Cidade do México/México
35 – Buenos Aires/Argentina
36 – Bogotá/ Colômbia
42 – São Paulo/Brasil

Avaliação

Para avaliar como as cidades ao redor do mundo estão trabalhando para enfrentar um futuro desafiador, a revista Corporate Knights deu início ao ranking, uma classificação anual quantitativa, baseada no desempenho de sustentabilidade das cidades.

Baseado principalmente em dados abertos, o índice apresenta 50 cidades de todo o mundo, classificando-as com base em 12 indicadores de sustentabilidade relacionados à mudança climática, qualidade do ar, uso do solo, transporte, água, resíduos, política e resiliência.

O índice também destaca oportunidades para que os formuladores de políticas, tomadores de decisões e cidadãos possam planejar um futuro mais sustentável.

Participação local

Representaram Curitiba na reunião a coordenadora de Cidades Inteligentes da Agência Curitiba, Alessandra Albuquerque Reis, e o assessor chefe de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zanin Feijó.

“A integração com o resto do mundo é fundamental para construirmos uma cidade preparada para os desafios do futuro”, concluiu Feijó.

Capital ecológica

O reconhecimento da Corporate Knights não é o único e não é à toa, lembra a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias. “Curitiba não apenas se mantém como capital ecológica, mas busca ampliar ainda mais esse conceito”, avaliou. “Prova disso, é o retorno da campanha Família Folhas, que agora vem com um papel mais abrangente de enfrentamento às mudanças climáticas, um assunto urgente para o planeta”, completou.

Marilza lembrou que há um compromisso para tornar a cidade neutra em carbono, que passa pela gestão de resíduos sólidos, com a redução do uso dos aterros sanitários e a separação para reciclagem, pelo cuidado com as áreas verdes e rios, pelo plantio de árvores e pela busca de uma qualidade de vida cada vez melhor para a nossa população. 

Deixe uma resposta

Next Post

Greca inaugura a Escola de Sustentabilidade para cursos na área ambiental

Curitiba agora tem uma Escola Municipal de Sustentabilidade. Inaugurado no Bosque Zaninelli, no Pilarzinho, o espaço da Secretaria Municipal do Meio Ambiente vai promover cursos e capacitações sobre temas ambientais, com a parceria da Secretaria Municipal da Educação e do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).  A abertura do local […]
%d blogueiros gostam disto: