No último dia 12 de junho, a comunidade ucraniana católica da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Bairro Abranches, fez bonita festa para comemorar a data do seu Padroeiro.
A festa começou com o tríduo ao Sagrado Coração de Jesus, dia 09 e o encerramento deu-se no domingo dia 12, quando a programação foi coroada de êxito, com a Divina Liturgia, cantada pelo Coral da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, celebrada às 10h.
Logo após iniciou a parte festiva e social, com um delicioso e concorrido almoço composto de costela, churrasco de igreja, galeto e todas as iguarias da culinária ucraniana como acompanhamento, a partir das 12h. À tarde desenrolou-se um organizado festival de prêmios com a presença de toda a comunidade do entorno da capela e muita gente de outros bairros que vieram prestigiar.
Ao entrevistarmos o presidente do Conselho Administrativo Paroquial, o abnegado Mario Kulitch, pudemos colher uma impressão mais real do que é a comunidade ucraniana do Bairro Abranches.
Gazeta: Mario, onde moram os fiéis que participam da comunidade do sagrado Coração?
Mario Kulitch: Olha a nossa comunidade cobre uma região muito grande, pois desde o início há 52 anos quando nos constituímos como comunidade, vêm fiéis dos Bairros Pilarzinho, Abranches, Barreirinha, Santa Cândida, Cachoeira e parte do Município de Almirante Tamandaré. Temos cadastrado em torno de umas 150 famílias com participação ativa.
Gazeta: Há quanto tempo você é o dirigente do CAP, e como é o mandato de cada gestão?
Mario Kulitch: Os mandatos do nosso conselho são de 4 anos, e eu já estou envolvido há 20 anos, porque exerci dois mandatos de vice-presidente e completei três mandatos como presidente. O tempo passou tão rápido que quase não se nota. O mais prazeroso de tudo é termos consciência que estamos servindo a DEUS, à comunidade e recebendo a gratidão dos demais por aceitarmos a espinhosa função de líder.
Gazeta: Vinte anos na liderança, defina o comportamento de um líder comunitário.
Mario Kulitch: Eu acho que o líder precisa ser sempre o primeiro a se manifestar, pegar no trabalho, para dar o exemplo, ser acolhedor o bastante para agregar companheiros ao seu lado para as realizações. Mas também é o que mais precisa renunciar às suas vontades pessoais, para contemplar as boas ideias dos seus pares de diretoria. Veja você, na última festa, semana passada, nós tivemos um contingente de umas vinte pessoas que trabalharam durante toda a semana anterior. Portanto, se eu quisesse impor apenas minhas ideias, ficaria sozinho e não faria nada, acho que isso é liderar, ouvir a todos e transformar em ações as boas ideias da maioria.
Gazeta: Nos apresente então, por favor, a nova diretoria do CAP que assumirá dia 03 de julho para os próximos 4 anos.
Mario Kulitch: Presidente, Antonio Kulitch; Vice-Presidente Executivo, Solange Jaras; 1º Tesoureiro, Leandro C. Krasnhak; 2º Tesoureiro, Maycon Luiz Hensel; 1º Secretário, Paulo Roberto Dzioba; 2º Secretário, Vanessa Scwartz; 3º Secretário, Claudia Kaczuk. Conselheiros: Antonio Scwartz, Marcio Jaras, Valdir Antoniacomi e Valdomiro Krasnhak
Por Volnei Lopes