Sociedade Abranches começa a reforma do telhado

Começam as obras do novo telhado da Sociedade Abranches.

A Sociedade Cultural Abranches é um ponto de referência do bairro Abranches e da colonização e cultura polonesa e começou a reforma do telhado em cima do salão principal. Esse telhado anterior era de telhas de Eternity ( fibrocimento), e como o clube é uma UIP (Unidade de Interesse de Preservação) pelo Ippuc ( Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), se faz necessário voltar com  telhado original que é de telhas de barro, mais precisamente telhas francesas. No ano de 1988 numa reforma que o clube passava na época este telhado antigo acabou cedendo  e caiu, ai foi feito um provisório na época com as telhas de eternity as quais ficaram até os dias de hoje. Mas agora o clube com essa primeira reforma terá seu telhado no formato original.  A intenção da atual diretoria que tem na presidência o Sr. Marcos Vilcek é a reforma total desse clube para que o mesmo volte a ser um Clube Cultural, o projeto é grande e a longo prazo. Essa primeira etapa está sendo possível graças a uma parceria com o Consulado da Polonia  que enviou um projeto de restauro ao Ministério das Relações Exteriores da Republica da Polonia e da Fundacya Pomoc Polakom na Wschodzie, uma fundação criada pelo governo polones para facilitar a cooperação com comunidades  polônicas fora de seu país. Com essa ajuda está sendo possível fazer esta obra do telhado. Em relação ao restante das obras de revitalização do clube está sendo negociado uma parte do terreno onde fica as piscinas e o campo para que o clube consiga os recursos necessários para quitar as dividas existentes e possa dar prosseguimento nas obras. O projeto é ambicioso e vem contemplar um novo restaurante com comidas típicas polonesas e brasileiras, uma biblioteca que já está se instalando no clube com mais de 20 mil livros poloneses, ter aulas polonesas e realizar atividades culturais no local, congressos, formaturas, aniversários, jantares entre outras atrações.

No ano de 2023 será comemorado os 150 anos da colonização polonesa no bairro Abranches, no mês de novembro e a idéia é que já se possa estar comemorando esta data no clube. Provavelmente ainda não estará reformado por completo mas que pelo menos já tenha condições de estar atendendo ao publico.

“ Esta reforma será um presente para o bairro pelos 150 anos de formação da colônia e vamos entregá-la revitalizada e aberta”, comenta Marcos Vilcek.

Estruturas metálicas que serão usadas no telhado.

 

Polo Polônes

Foi entregue ao vereador Mauro Ignácio um Abaixo Assinado solicitando a criação de um Polo Polones na região do Abranches, o edil ingressou com esse projeto na Camara Municipal e o mesmo foi aprovado, com a idéia de fomentar  e atrair investimentos para a região, esse Polo Polones teria como intenção promover  o plano turístico, econômico e cultural.  Contempla desde o Bosque  do Papa onde tem o portal polones na rua Mateus Leme passando pelos bairros Pilarzinho ( onde chegaram os primeiros poloneses em 1871) ,Abranches, Taboão, barreirinha e Santa Candida.  Além da divulgação, também trazer investimentos para a região destes bairros resgatando a história dos imigrantes poloneses. A Sociedade Abranches seria um ponto de turismo e também um ponto de informações sobre as opções de visitação da região tanto cultural como gastronômica e passeios aos parques.

No Pilarzinho no ano de 2021 foi celebrado os 150 anos da imigração polonesa no Paraná, e na ocasião foi feito uma homenagem aos primeiros imigrantes na Igreja São Marcos onde foi colocado uma placa com o nome das primeiras famílias que aqui chegaram, uma iniciativa da Braspol núcleo do pilarzinho numa linda festa que contou com a presença de várias autoridades. E no próximo ano será a vez do bairro Abranches comemorar os 150 anos da colonização e fundação do bairro Abranches.

 

Deixe uma resposta

Next Post

Greca é condecorado com a medalha Benemérito da Polônia

O prefeito Rafael Greca foi homenageado na noite desta quinta-feira (10/11) com a medalha Benemérito, uma alta honraria da Polônia. O evento em comemoração aos 104 anos de independência do país europeu aconteceu no Auditório Regina Casillo do Solar do Rosário, no Centro, com a presença do corpo consular polonês […]
%d blogueiros gostam disto: