A Família Folhas se juntou na tarde desta segunda-feira (6/3) aos fundadores de Curitiba, durante os festejos dos 330 anos de Curitiba, na Rua da Cidadania do Boa Vista, para levar uma mensagem importante para os curitibinhas.
Seu Folha, Dona Fofô, Fófis, Fifo, Fefo, Flora e Folheco foram reforçar a mensagem da importância de fazer separação correta dos materiais recicláveis, o desenvolvimento sustentável e as ações necessárias para conter o avanço e consequências das mudanças climáticas.
O prefeito Rafael Greca participou da festa.
Quadra enfeitada
A quadra da Rua da Cidadania foi toda enfeitada com cordões com bandeirinhas em miniatura da cidade, vasos de begônias e flâmulas. Participaram 500 estudantes das escolas municipais CEI Bela Vista do Paraíso, CEI Curitiba 300 anos, Duilio Calderari, Erasmo Pilotto, CEI Professor José Wanderley Dias, Júlia Amaral di Lenna, Pilarzinho, Raul Gelbeck, Santa Águeda e Theodoro de Bona.
O evento teve a participação do secretário municipal de Educação de São Paulo, Fernando Padula, que veio a Curitiba para conhecer a experiência da cidade na implantação do ensino inegral nas escolas municipais.
Integrantes do Pavilhão Étnico, Fabrício Schoemberger Alves e Muriel Samaniotto Ciernak também estavam presentes trajando roupas típicas polonesas.
Auto da fundação e bolo
Depois da apresentação do Auto da Fundação de Curitiba, produzido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), o prefeito Rafael Greca falou da importância de levar a cultura para os bairros da cidade.
“É uma alegria estar aqui com vocês comemorando esta data tão emblemática para a cidade. Temos que cuidar de Curitiba, esta é uma tarefa de todos nós porque aqui é a nossa casa”, comentou o prefeito.
Greca complementou chamando todos para cantar o Hino de Curitiba e os parabéns pra cidade. “Vamos cantar os Parabéns e depois vamos distribuir o bolo, porque todo aniversário deve ter bolo”, disse
Como nasceu Curitiba
O auto produzido pela Fundação de Cultural de Curitiba (FCC) é inspirado em uma tela de autoria do pintor Theodoro de Bona, trabalho datado de 1949. É uma aula de história contada pelos pioneiros de Curitiba e encenada por 13 atores.
No espetáculo, personalidades da história de Curitiba, como Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira, Gabriel de Lara e o Cacique Tindiquera, dão uma ideia do papel de cada um na fundação da cidade.
Fã de araucária
As crianças ficaram muito impressionadas com tudo o que viram.
“É maravilhoso. Eu já conhecia a história de Curitiba e agora aprendi ainda mais”, disse a entusiasmada garotinha Pietra Stadler, da escola Curitiba 300 Anos.
O que ela mais gosta da cidade são as araucárias, ou pinheiros. “São árvores muito bonitas. Tem uma na minha casa, mas não dá pinhão porque é uma araucária macho”, explicou.
Já o menino Alessandro Ribeiro, 8 anos, da EM Santa Águeda, disse que o mais gosta da cidade é explorar lugares novos. “Gosto de ver os parques e outros locais que não conheço. É muito bom”, disse.
Ele também gostou do espetáculo. “Não conhecia a história de Curitiba. Gostei muito quando os índios surgiram”, comentou.
Presenças
Participaram também do evento os secretários municipais Maria Sílvia Bacila (Educação), Leverci Silveira Filho (Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba) e Carlos Eduardo Pijak Júnior (Esportes, Lazer e Juventude); a presidente da Fundação de Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro; os vereadores Jornalista Márcio Barros, Tânia Guerreiro, Oscalino do Povo, Hernani da Silva e Leônidas Silva; a administradora da Regional Boa Vista, Janaína Lopes Gher; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; representando o vereador Mauro Ignácio seu assessor Moisés Noronha Corrêa e o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza.
Auto da Fundação de Curitiba nas Ruas da Cidadania
7 de março (terça-feira) – Cajuru – 15h30
Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150
8 de março (quarta-feira) – Portão – 15h30
Rua Carlos Klemtz, 1.700 – Fazendinha
9 de março (quinta-feira) – Pinheirinho – 15h30
Av. Winston Churchill, 2.033 – Capão Raso
10 de março (sexta-feira) – CIC – 15h30
Parque dos Tropeiros – Rua Maria Lúcia Locher de Athayde – CIC
13 de março (segunda-feira) – Matriz – 15h30
Praça Oswaldo Cruz- Rua Brigadeiro Franco, 2.335 – Centro
14 de março (terça-feira) – Santa Felicidade – 15h30
Rua Santa Bertila Boscardin, 213
Versão estendida do espetáculo
Memorial de Curitiba
Dias 12, 19 e 26 de março (domingos), às 12h
R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco
Passeio Público
Dias 10, 11, 12, 17, 18 19, 24, 25, 26 e 31 de março (sextas-feiras, sábados e domingos), às 19h30
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro
Teatro da Vila – CIC
Dia 27 de março, às 10h30
Rua Davi Xavier da Silva, 451
Câmara Municipal de Curitiba
Dia 29 de março (quarta-feira), às 9h
R. Barão do Rio Branco, 720 – Centro