Sugestão de liberação da Pesca de Barranco na Represa do Passaúna é aprovada na Câmara Municipal

Câmara Municipal de Curitiba aprovou nesta quinta (5) um requerimento sobre o Programa de Pesca em Família aos domingos na Repressa do Passaúna

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O plenário da Câmara Municipal de Curitiba discutiu nesta quarta-feira (05) o requerimento do vereador Mauro Ignácio (União) o qual sugere ao Governo do Paraná o desenvolvimento de um Programa de Pesca em Família aos domingos nas águas da Represa do Passaúna.

Segundo o autor da proposta, a liberação da pesca na represa proporcionará momentos de lazer em família e pode até mesmo servir para a subsistência das pessoas menos favorecidas. “A implantação do referido programa, poderá contar com o apoio dos mais diversos órgãos estaduais (Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, Sanepar, etc), que em atividades multidisciplinares poderão oferecer toda infraestrutura necessária para garantir a prática da pesca de forma segura e ainda desenvolver ações voltadas à conscientização sobre a preservação da natureza e dos rios de nosso Estado, bem como, atividades de soltura e aumento da população de alevinos em espécies variadas naquele local” justifica Ignácio.

Em aparte à defesa do pedido, o vereador Bruno Pessuti parabenizou Ignácio pela proposta e sugeriu que outras ações também podem ajudar na melhoria do espaço do Parque Passaúna e da região como um todo, com o incentivo à exploração do setor hoteleiro, gastronômico, entre outros.

Os vereadores Mauro Bobato, Rodrigo Reis e Zezinho do Sabará também participaram da discussão e contribuíram com sugestões para o aperfeiçoamento da proposta, como a ampliação do estacionamento, a soltura de maior quantidade alevinos e até mesmo a cobrança de uma taxa para a pescaria no estilo “pesca e solta”.

Atualmente, a Lei Municipal 15.852/2021 proíbe a pesca no Parque Passaúna e prevê multa para quem desrespeitar a proibição.

A empresa Sanepar é a responsável pelas águas da Represa e por isso o vereador Mauro Ignácio encaminhou a sugestão ao Governo do Estado, citando, todavia, que a participação de outros órgãos como o Instituto Água e Terra (IAT), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, entre outros, é muito importante para a construção de uma política pública que garanta o lazer às famílias, mas que também proteja o meio ambiente.

Agora a proposta segue direto ao Governador Ratinho Júnior, que poderá ou não acatar a sugestão.

Foto: Carlos Costa/CMC

Sobre o Vereador Mauro Ignácio

Vereador Mauro Ignácio (União) está em seu terceiro mandato consecutivo (2012 – 2024) na Câmara Municipal de Curitiba. Tem forte atuação em Santa Felicidade, Campo Comprido, CIC Norte, Jardim Gabineto, Abranches, Taboão e Pilarzinho. Se você deseja saber de mais alguma informação, entre em contato pelo e-mail: imprensa.mauroignacio@gmail.com ou vbzn2023@cmc.pr.gov.br, pelo telefone: 3350-4586, ou pelo Whatsapp: (41) 99602-1047 (Vanessa Zava).

Deixe uma resposta

Next Post

Comida di Buteco 2023: Conheça os 31 bares participantes e os petiscos concorrentes

Com tema criativo “ervas e especiarias”, a edição deste ano acontece de 07 a 30 de abril. O Comida di Buteco chega a sua 8ª edição em Curitiba e desta vez 31 bares concorrem ao título de melhor buteco da cidade. A competição acontece de 07 a 30 de abril. […]
%d blogueiros gostam disto: