Greca entrega obra solicitada por moradores do Vista Alegre no Fala Curitiba

Prefeito Rafael Greca, acompanhado do Secretário da SMOP, Rodrigo Araujo Rodrigues, da Administradora Regional Simone Chagas Lima e do vereador Mauro Ignácio, entrega obras de confluência entre as ruas Antônio Grade, João Tschannerl e joão Carlos Pedrosa no bairro Vista Alegre. Curitiba, 17/04/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Na tarde desta segunda-feira (17/4), o prefeito Rafael Greca esteve na confluência das ruas Antônio Grade, João Tschannerl e João Carlos Pedrosa, no bairro Vista Alegre, para vistoriar e entregar à população as obras de correção geométrica e regularização das calçadas. A obra foi realizada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) após uma solicitação apresentada pelos moradores da região no programa Fala Curitiba, da Prefeitura.

A intervenção solucionou conflitos viários e organizou a circulação de veículos, facilitando o trajeto do transporte coletivo, dos pedestres e ciclistas. A obra, iniciada em janeiro, resultou em um novo traçado da via, implantação de rotatória, serviços de drenagem, requalificação de 270 metros de calçadas, agora planas e com acessibilidade, 135 metros de asfalto novo, sinalização e paisagismo. Além das melhorias viárias, o local recebeu um novo sistema de drenagem.

“Estamos entregando a obra de correção geométrica nesse importante cruzamento. Agora, os ônibus têm melhor entrada e saída para a segurança de toda a população. Motoristas e pedestres, todos têm agora melhor mobilidade”, disse Greca.

A Rua Antônio Grade faz a ligação entre os bairros Vista Alegre e Pilarzinho e é rota de quatro linhas de ônibus. O entorno cresceu em número de comércios e residências nos últimos anos e as vias, projetadas há várias décadas, acabaram ficando subdimensionadas.

Segurança viária

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, destaca a importância das obras de correção geométrica que, além do Vista Alegre, acontecem em outros bairros da cidade. “São intervenções pontuais, porém de extrema importância para melhorar a segurança viária, reduzir congestionamentos e proporcionar mais fluidez ao trânsito na cidade”, diz Rodrigues.

De acordo com Rodrigues, em breve a região será novamente beneficiada, com reforço e modernização na iluminação, a partir da substituição dos atuais equipamentos para luminárias LED, que iluminam mais com menor gasto energético. 

As mudanças na Rua Antônio Grade eram consideradas fundamentais pelos moradores, comerciantes e pelas pessoas que circulam no local. A mobilização foi feita a partir da Associação de Moradores e Empresários Vista Alegre/Mercês (Amoem), presidida por Fernando Mauricio Signorini, consultor empresarial e imobiliário e morador do bairro.

“O Fala Curitiba é uma das melhores ferramentas da Prefeitura, um instrumento valioso que dá voz ao cidadão e promove a educação participativa. A nova geometria dessa rua é um exemplo, apresentamos a demanda, foi uma das mais votadas pelos moradores e aqui está a obra concretizada”, declarou Signorini.

Regina Silorski, presidente do Conselho de Segurança (Conseg) Mercês/Vista Alegre foi ao encontro de Greca para agradecer a atenção ao bairro. “Tenho sido procurada pelos comerciantes e moradores da região que estão todos encantados com as melhorias”, disse Regina.

A intervenção na Rua Antonio Grade é umas três correções geométricas que o Vista Alegre está recebendo. Nesta segunda-feira (17/4) começou a obra que vai alargar e corrigir o traçado da Rua Isidoro Chanorski e implantar novas calçadas e continua em andamento a intervenção para a organização viária na Rua Arthur Leinig, no cruzamento com a Rua Carlos Razera, na altura do Farol do Saber e Inovação Machado de Assis.

Sistema viário

A partir da demanda da população, as obras foram planejadas pelo Instituto de Planejamento e Pesquisa de Curitiba (Ippuc) para melhoria do sistema viário da região. “O Vista Alegre teve um grande desenvolvimento nos últimos anos e a população compreendeu a importância de coletivamente apontar as necessidades para a região. Encontrou na gestão do prefeito Rafael Greca a disposição para ouvir e a responsabilidade em fazer bem feito”, destacou Simone Chagas Lima, administradora da Regional Santa Felicidade.

Além das vias contempladas nas obras de correção geométrica, o Vista Alegre já recebeu melhorias em outras 17 ruas pelo programa Asfalto Novo, de requalificação da malha viária. São mais de 6.063 metros de asfalto requalificado no bairro.

Em agradecimento às obras, a servidora Gisele Assolari Oliveira, da Adminisração Regional Santa Felicidade, entregou ao prefeito um amigurumi (boneco feito em crochê) do personagem Curitibinha.  

Também participaram da vistoria para a entrega da obra o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro, o vereador Mauro Ignácio, o engenheiro da Smop fiscal da obra, Kayo Carvalho, e equipes da Regional Santa Felicidade.

Deixe uma resposta

Next Post

Audiência Jovem reúne 200 estudantes na Regional Boa Vista

Qual profissão escolher, como melhorar o ensino, as ações de saúde e de justiça na sua região e qual o papel do cidadão em tudo isso. Cerca de 200 jovens que estudam em escolas dos bairros da Regional Boa Vista se debruçaram sobre essas e outras questões na manhã desta quarta-feira (19/4), […]
%d blogueiros gostam disto: