Eduardo Pimentel é primeiro prefeito a visitar o Instituto Paranaense de Cegos em meio século

O prefeito Eduardo Pimentel, acompanhado da secretária de Desenvolvimento Humano Amália Tortato, visita o Instituto Paranaense de Cegos (IPC). Curitiba, 26/06/2025. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

prefeito Eduardo Pimentel esteve no Instituto Paranaense de Cegos (IPC), nesta quinta-feira (26/6), onde foi recebido como o primeiro chefe do executivo municipal a visitar o espaço nos últimos 50 anos. “Admiro muito o trabalho feito aqui e quero estar à frente das pautas de apoio e cuidado dessa entidade parceira da Prefeitura”, disse. O IPC tem 86 anos de história.

O visitante ilustre foi recebido pelo diretor do instituto, Ênio Rodrigues da Rosa, e pelo representante do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência no conselho municipal do segmento, Marconni Gambogi de Mendonça. Também participaram parte dos 22 moradores e 250 alunos da instituição, que lotaram o auditório onde aconteceu a recepção. “Precisamos de gente como você, com a sua visão humanista de mundo”, afirmou Mendonça.

Acessibilidade

O prefeito foi acompanhado pela secretária municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH)Amália Tortato, responsável pela nova pasta criada para articular políticas públicas para o segmento, e pelo vereador Marcos Vieira, que propôs a visita. Contou sobre a meta de executar 700 quilômetros de calçadas acessíveis durante seu mandato e explicou que 200 quilômetros serão implantados junto a centros comerciais e 500 nos bairros.

Despediu-se do público levando um documento com sugestões para facilitar a rotina das pessoas com deficiência visual, que se comprometeu a estudar, e deixou um presente: dez ingressos grátis, no Cine Passeio, com direito ao uso de equipamentos de audiodescrição. “Isso simboliza o propósito do prefeito Eduardo Pimentel de tornar a cultura cada vez mais acessível e instrumento de inclusão social, uma prática que temos levado aos diferentes segmentos”, disse Amália. 

A SMDH é responsável também pela interlocução junto às áreas de políticas sobre drogas, idosos, crianças, migrantes e Terceiro Setor.

Música e emoção

A arte também permeou o encontro e emocionou o prefeito. Foi quando o músico e professor Lucas Cadmiel cantou e tocou ao violão a canção Tocando em Frente, de Almir Sater e Renato Teixeira. “É a música que canto para os meus três filhos na hora de dormir. Eles também sabem a letra”, contou.

Também participaram da visita o superintendente da SMDH, Carlos Eduardo Pijak Júnior; a diretora do Departamento de Relações com o Terceiro Setor do órgão, Emily Zandoná; e o representante do IPC no Conselho da Pessoa com Deficiência, Daniel Seidl Fragoso.

Deixe uma resposta

Next Post

Em noite de festa, prefeito Eduardo Pimentel anuncia que Curitiba terá escultura de Jaime Lerner em plena Rua XV

O prefeito Eduardo Pimentel participou, na noite desta quarta-feira (2/7), do lançamento do Parque Jaime Lerner, complexo formado pela Ópera de Arame, Pedreira Paulo Leminski e Rua da Música, conexão que une os dois espaços culturais da cidade e será mais um atrativo de Curitiba. Durante o seu discurso, o […]
%d blogueiros gostam disto: