Prefeitura de Curitiba recupera asfalto de trecho da Rua Mateus Leme

Recuperação do asfalto na Rua Mateus Leme. Curitiba, 07/01/2026. Foto: Ricardo Marajó/SECOM
Recuperação do asfalto na Rua Mateus Leme. Curitiba, 07/01/2026. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

O ano de 2026 começa com melhorias para os moradores do bairro São Lourenço. A Prefeitura de Curitiba iniciou a recuperação do pavimento da Rua Mateus Leme, no trecho entre as ruas Coronel Brasilino Moura e Dr. Nelson de Souza Pinto.

O trabalho está sendo realizado por equipes coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM), com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana nos bairros da cidade.

Durante o andamento da intervenção, estão previstos bloqueios de trânsito parciais e variáveis de acordo com a evolução do serviço. As equipes deverão concluir a intervenção até 16 de janeiro, se as condições do tempo permitirem.

Recuperação do asfalto na Rua Mateus Leme. Curitiba, 07/01/2026. Foto: Ricardo Marajó/SECOM
Recuperação do asfalto na Rua Mateus Leme. Curitiba, 07/01/2026. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

Trechos degradados

A recuperação do pavimento ocorrerá numa extensão de 500 metros e será feita pelo sistema de fresa e recape descontínuo, que efetua os reparos apenas nos trechos degradados do asfalto. A intervenção vai abranger uma área de 1.500 metros.

O sistema de fresa e recape é um método caracterizado pela economia de material e pela rapidez.

Na primeira fase, o maquinário retira a camada danificada de asfalto para, em seguida, aplicar nova capa de pavimento, feita com asfalto borracha (massa asfáltica que conta com pneus descartados na composição).

“Este era um trecho que apresentava trincas e buracos e o que a gente está fazendo vai dar mais qualidade ao pavimento, garantindo segurança para tráfego de veículos e ônibus”, disse o supervisor do Departamento de Manutenção Urbana (DMU) da Regional Boa Vista, Tiago Lopes.

Conexão com bairros e RMC

A Rua Mateus Leme é uma artéria de grande importância no sistema viário de Curitiba e tem a função de conectar o Centro aos bairros Centro Cívico, Bom Retiro, São Lourenço, Pilarzinho, Ahú, na região Norte da cidade. A via também dá acesso à PR-092, a Rodovia dos Minérios, principal elo de ligação com o município de Rio Branco do Sul.

Com grande densidade residencial e de comércio, pela via circulam as linhas do transporte coletivo 176-Parque Tanguá, 181-Mateus Leme, 182-Abranches, 183-Jardim Chaparral e 184-Vila Suíça, dentre outras.

Deixe uma resposta

Next Post

Prefeitura promove o reordenamento urbano na Rua Holanda para facilitar mobilidade

  Texto: Miguel Ângelo de Andrade Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom) A Rua Holanda, no bairro Bacacheri, passa por uma transformação para a melhoria da acessibilidade e mobilidade da população, principalmente dos pedestres. No trecho entre a Rua Costa Rica e a Avenida Prefeito Erasto Gaertner, a Prefeitura está […]
Requalificação da Rua Holanda melhora a acessibilidade e a mobilidade. Curitiba, 08/01/2026. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM