
SMDT reforça sinalização nos parques durante o verão. Curitiba, 14/01/2026. Foto: Divulgação/SETRAN
Com a chegada do verão e o aumento da circulação de moradores e turistas nos parques da cidade, a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) intensificou as ações de sinalização e organização dos espaços públicos. As intervenções fazem parte de uma estratégia adotada pelo município para melhorar a segurança e a convivência nos parques durante os períodos de maior movimento, a exemplo do que foi realizado no início do ano passado no Parque Barigui.
Neste verão, os trabalhos contemplaram o Parque Náutico e o Parque Tanguá. No Parque Náutico, toda a área foi pintada, incluindo as vias de acesso, o estacionamento, as pistas de caminhada e a ciclovia. Já no Parque Tanguá, a pintura e a sinalização foram reforçadas para delimitar com clareza os espaços destinados a pedestres, ciclistas e pessoas que utilizam o parque para a prática de atividades físicas.
A demarcação adequada dos espaços tem como objetivo orientar os usuários sobre o local correto para cada tipo de atividade, evitando conflitos entre pedestres, ciclistas e veículos, além de prevenir a ocupação indevida das áreas. A organização do fluxo contribui diretamente para a segurança de quem frequenta os parques, especialmente em um período de grande movimentação, como o verão.

As ações integram uma força-tarefa entre as secretarias municipais, determinada pelo prefeito Eduardo Pimentel.
De acordo com o superintendente de Trânsito, Gustavo Garrett, a sinalização interna dos parques é fundamental para orientar moradores e turistas. “Estamos sinalizando caminhos seguros para pedestres, ciclistas e pessoas que praticam atividades físicas. Esses espaços estão demarcados no piso e sinalizados, e precisam ser respeitados por todos”, destaca.
Além de melhorar a mobilidade e a segurança, as intervenções reforçam o cuidado do município com a qualificação dos espaços públicos e a experiência dos visitantes.


