Moradores dos bairros Cachoeira e Tingui comemoram novas áreas de lazer

Área de lazer Howel Lewis Fly, Bairro Cachoeira, Regional Boa Vista. Na imagem, o aposentado Francisco Apolonio Souza. Curitiba, 17/02/2021. Foto: Luciia Guimarães/SMCS

Moradores dos bairros Cachoeira e Tingui, na Regional Boa Vista, contam com duas novas áreas de lazer, com academia ao ar livre e parquinho para as crianças. Os espaços foram implantados pela Prefeitura para atender solicitações apresentadas pelas comunidades no programa Fala Curitiba, que consulta a população para levantar as prioridades locais o incorporá-las ao orçamento do município.

Os equipamentos foram instalados pela Secretaria Municipal do Esporte Lazer e Juventude, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a administração regional do Boa Vista para contribuir no combate ao sedentarismo, ajudar na melhoraria da condição física e na promoção da saúde dos moradores.

As novas áreas contam com aparelhos de aeróbica, alongamento e musculação, além de escorregador e trepa-trepa para a diversão da garotada.

Por ficarem em espaços abertos, são opções seguras para o lazer e a prática esportiva durante a pandemia do novo coronavírus. Porém, para frequentar os espaços, é obrigatório que as pessoas usem máscaras e mantenham distanciamento social, além de higienizar bem as mãos após o uso dos equipamentos.

Depois que a transmissão da covid-19 estiver controlada serão também pontos de encontro e convivência entre as famílias.

Vila Leonice

No bairro Cachoeira a área de lazer foi implantada na Rua Howell Lewis Fry, local conhecido como Vila Leonice, próximo a dois empreendimentos da Cohab.

“Ficou ótimo e chegou em boa hora. A gente não tem do que reclamar, ganhamos opção para cuidar da saúde e ao mesmo tempo se divertir sem precisar ir longe de casa”, conta a doméstica Iracema Leandro da Silva.

Para o aposentado Francisco Apolonio Souza, que mora há poucas quadras de distância, a nova área de lazer encurtou o percurso que ele precisava fazer para chegar a outra academia ao ar livre, na divisa com o município vizinho de Almirante Tamandaré.

“O bairro estava precisando e a gente queria um lugar assim para cuidar da saúde. Eu uso o espaço ao menos três vezes na semana e já sinto melhoras na coluna e no joelho”, contou Souza.

Tingui

No bairro Tingui os moradores se organizaram para apresentar a reivindicação em audiência pública promovida pela Prefeitura. A implantação da área de lazer, instalada na esquina das ruas Guido Scotti e Eleanor Roosevelt, também serviu para resolver outra situação: o uso do terreno, que ficava tomado pelo mato, por marginais.

“O que antes era um matagal virou um espaço para as famílias, para o lazer e a prática de atividades saudáveis”, conta Marcelo João Nemitz, que há 17 anos vive no bairro e foi um dos que incentivou os moradores a apresentarem a demanda no Fala Curitiba.

“A nossa rua já havia sido contemplada com asfalto novo e a criação da área de lazer complementou as melhorias”, destacou Nemitz.

Para valorizar a conquista os moradores se organizaram, elaboraram regras para o uso coletivo e incentivo para que o espaço fique sempre limpo e bem-cuidado. As regras foram registradas em um cartaz colocado na sobra de uma das árvores da área de lazer.

Agora a Regional Boa Vista conta com 29 academias ao ar livre que são espaços bastante solicitados pelas comunidades.

“A participação das pessoas nas audiências públicas é fundamental para que possamos atendê-los em suas necessidades”, diz a administradora regional Janaína Gehr.

Área de lazer Howel Lewis Fly, Bairro Cachoeira, Regional Boa Vista. Curitiba, 17/02/2021. Foto: Luciia Guimarães/SMCS

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Curitiba retoma campanha de vacinação contra covid-19

Com a chegada de novas doses de imunizantes contra a covid-19, Curitiba retoma a campanha de vacinação nesta sexta-feira (26/2). A imunização começará pelos idosos acamados – no local onde vivem – de 85 anos ou mais que ainda não tenham tomado a primeira dose. A aplicação nos pontos de vacinação recomeça a partir […]