Câmara de Curitiba presta Homenagem ao Consulado Polonês pelos 150 anos da Imigração Polonesa no Paraná

Sessão plenária na Câmara Municipal de Curitiba em 10/11/2021. Foto: Rodrigo Fonseca

 

O vereador Mauro Ignácio foi o responsável por fazer uma saudação à cônsul Marta Olkowska, que responde pela representação polonesa, além do Paraná, em mais 16 estados. O parlamentar citou que em 30 de setembro foram realizadas uma série de celebrações relacionadas aos 150 anos da imigração polonesa no Brasil e exibiu um vídeo que retratou diversas festividades, realizadas no Memorial de Curitiba e nas Paróquias São Marcos e Santa Ana, além de missa de ação de graças na Catedral, seguida de comemoração no bosque Papa João Paulo II, com participação do vereador Tito Zeglin.

“As 34 primeiras famílias polonesas chegaram no Pilarzinho e depois foram para os bairros Taboão, Abranches, Orleans e, na sequência, em toda a Curitiba. O Paraná possui cerca de 300 mil poloneses, o estado brasileiro com mais imigrantes desta etnia. Nossa gratidão a essa comunidade, que admiramos e respeitamos, sua religiosidade, cultura, e culinária, que fazem parte do cotidiano de Curitiba”, completou Mauro Ignácio.

A cônsul agradeceu a “calorosa recepção na Casa da Democracia em Curitiba”. “Somos parte desse povo há 150 anos, portanto expresso aqui nossa gratidão a esta cidade, em nome do povo e do governo polonês. Foi aqui que os imigrantes tiveram oportunidade de encontrar uma vida mais tranquila, pois a Europa passava por um momento complicado. Chegaram aqui com a vontade de construir tudo do zero e trouxeram uma ética de trabalho singular”, afirmou.

Ignácio agradeceu a presença de diversos representantes da colônia polonesa que acompanharam a homenagem: padre Carlos Luiz Bacheladenski; da Igreja Sant’Ana de Abranches; a trineta do pioneiro da Colonia Pilarzinho, Bernard Fila, a Marilia Manikowski Pietruk; Jorge Luiz Kalinowski, trineto do pioneiro da Colônia Abranches, Jacob Kalinowski; o casal Eugênio e Maria Rzepkowski, que são filhos de poloneses da última leva de imigrantes, que se instalaram na Vila do Imigrante, no Pilarzinho; Volnei Lopes da Silva; e João Cláudio Sarot, diretor Cultural da Sociedade Abranches; e Paulo Kochany, secretário do consulado.

Galeria de fotos:

                             Foto: Rodrigo Fonseca

 

Foto: Rodrigo Fonseca
Foto: Rodrigo Fonseca
Foto: Flávio Junior
Foto: Flávio Junior
Foto: Rodrigo Fonseca

 

Deixe uma resposta

Next Post

Serviço termina antes do previsto e Pilarzinho não terá bloqueio nesta segunda-feira

O serviço de escavação programado para um trecho de 50 metros na Rua Amauri Lange Silvério, no bairro Pilarzinho, foi encerrado antes do previsto e não será mais necessário bloquear a via neste feriado de Proclamação da República (15/11), conforme previsto inicialmente.  Também está cancelado o bloqueio parcial no cruzamento […]
%d blogueiros gostam disto: