JUBILEU DE OURO DA COMUNIDADE UCRANIANA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Um povo migrou desde a longínqua Ucrânia, vagou e buscou a Deus sempre orientados pela sua intensa fé, até que se reunisse em torno do Sagrado Coração de Jesus na colina mais alta do Município de Curitiba há cinquenta e dois anos. Assim nasceu a Comunidade Ucraniana do Bairro do Abranches e vizinhança.

E para trazer ao conhecimento de todos a história dessa comunidade, trazemos as lindas palavras proferidas no evento de descerramento da placa em monumento que será a marca deste evento.

“Jubileu, em hebraico (Jobel) (Levítico 25:1-17) quer dizer “Toque da Trombeta de Deus”, convocando para uma grande celebração. E em 2020 a Igreja Sagrado Coração de Jesus completou seu tempo para o Jubileu de Ouro, 50 anos de sua fundação.

Temos muitas coisas para agradecer. Reconhecemos com gratidão o trabalho realizado por todos, desde o cadastro das famílias aqui das redondezas, para formar a comunidade, aos que se doaram enquanto pedreiros, carpinteiros, pintores, na limpeza, nas festas, nas pastorais, membros das comissões administrativas, padres, religiosas e seminaristas nestes já 52 anos da nossa igreja.

Hoje, estamos aqui celebrando com gratidão, fé e muita alegria este Jubileu de Ouro, dando Graças a Deus por tudo e por todos.

Sobre o momento presente da nossa comunidade, temos a esperança e a fé que nos habilita pelos próximos anos. É muito satisfatório contarmos com a dedicação de cada um que se faz presente no dia-a-dia da igreja.

Muitos dos participantes desta comunidade não estão na trajetória toda dos 50 anos, mas, independente do tempo que cada um participa e se dedica ao amor e a fé de viver em comunidade, saibam que assim como o menino que devolvia uma a uma as pequenas estrelas do mar, para que não morressem com a baixa da maré, todos podemos, com pequenas atitudes, fazer a diferença, pois é assim, com a dedicação, por menor que seja, de cada um, que a Igreja Sagrado Coração de Jesus continuará a sua história.

Neste momento queremos homenagear as pessoas que na sua passagem pela terra dedicaram-se de alguma forma e em algum momento a esta comunidade, e fizeram a diferença, ajudando a escrever as linhas destes 50 anos de história. Façamos um momento de silêncio em memória destes benfeitores que Deus já levou para a morada eterna”.

Sobre os textos das placas fixadas no monumento, há duas, porque o monumento já estava pronto quando houve a necessidade de cancelamento devido à pandemia.

Na primeira se lê:

14-03-1970 a 14-03-2020

MEMORIAL COMEMORATIVO DO JUBILEU DE OURO DA FUNDAÇÃO DA IGREJA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, RITO UCRANIANO – CATÓLICO

ABRANCHES – CURITIBA – PR

HOMENAGEM A TODOS OS MEMBROS QUE COLABORARAM COM ESTA OBRA DE FÉ NESTES 50 ANOS. DE MODO ESPECIAL A TODOS OS SACERDOTES BASILIANOS, ÀS IRMÃS SERVAS DE MARIA IMACULADA E A TODOS OS SEMINARISTA, PELO TRABALHO PELO TRABALHO PASTORAL REALIZAE na segunda placaDO NESTA COMUNIDADE.

Дякую! Нехай Бог вас благословить!

Слава Icycy Xpисту! Слава Hа вiки!

DIVINA LITURGIA CELEBRADA EM AÇÃO DE GRAÇAS CELEBRADA POR SUA EXA.RVMA. ARCEBISPO METROPOLITA DOM VOLODEMER KOUBETCH, OSBM.

Curitiba, 22 de março de 2020.

PADRE VALMIR UHREN, OSBM

“Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados…” 2Timóteo 1:3

E na segunda placa, há o seguinte texto:

IMPEDIDOS DE COMEMORAR O JUBILEU DE OURO EM 2020, DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19, A CELEBRAÇÃO FOI ADIADA E REALIZADA NO DIA 12 DE MARÇO DE 2022, COM OS DEVIDOS CUIDADOS E RESTRIÇÕES SANITÁRIAS QUE O MOMENTO AINDA EXIGIA.

COMISSÃO ORGANIZADORA E Pe TEODORO HANICZ OSBM

“O Jubileu é uma Graça de Deus, na missão da Igreja, e traz uma grande alegria para os fiéis, reanima as forças, renova a fé, dá novo vigor aos movimentos pastorais. Traz esperança de saber que Deus continua encaminhando seu povo na história da igreja.

Hoje, depois de 2 anos, podemos comemorar o jubileu de 50 anos da nossa igreja.

Na história sagrada o povo de Deus traduzia em marcos, ritos e celebrações a alegria das conquistas alcançadas sempre atribuídas à bondade de Deus. Temos nesta data a oportunidade de celebrar com alegria, humildade e fé estes bonitos momentos vividos em nossa história.

A Palavra de Deus nos ilumina sobre o significado e o valor de ser Igreja, da nossa vida de fé. Deus está no meio de nós, não estamos sozinhos. Ele caminha conosco. Por isso, Deus é o motivo principal da nossa alegria e gratidão.

Nesses 50 anos de nossa igreja, todas as experiências de amor, fraternidade, solidariedade, integridade, ética, honestidade, luta pelo bem, pela paz, justiça, diálogo… nos revelam quantos ensinamentos a Palavra de Deus nos traz! Vamos dar graças a Deus hoje por tantos dons, pela história de nossa igreja, por tantas pessoas que realizaram essa história e pelos que a realizam hoje. São sementes de amor, de paz e de alegria. Que possamos continuar construindo esse caminho e que o Sagrado Coração de Jesus continue nos protegendo e nos iluminando.

Eterno Pai, olhai com bondade e misericórdia para a nossa Igreja Sagrado Coração de Jesus neste Jubileu de Ouro, em que nós vos rendemos Graças por todos os vossos benefícios e realizações nos 50 anos da nossa história e Vos confiamos o nosso futuro.

Senhor Jesus Cristo, recompensai com vossas bênçãos a todos que trabalharam e trabalham por amor de Vosso Nome, nesta obra evangelizadora: os nossos sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosas e a generosidade e a dedicação dos nossos leigos e leigas.

Divino Espírito Santo concedei-nos o dom da unidade e da comunhão, que nos torna participes do amor que nos une a Vós e entre nós. Tudo Vos pedimos, ó Deus da vida e da verdade, pelo Sagrado Coração de Seu Filho Jesus Cristo, padroeiro da nossa Igreja.

Agradecemos a presença de todos, e colocamos em oração nesta Divina Liturgia todos os fundadores e suas famílias e também todos que após a fundação vieram participar e ajudar a formar esta igreja e comunidade, pois são muitos que colocaram, e ainda hoje colocam seu tijolinho de barro, de fé e amor na construção e manutenção deste Templo de Deus.

Peçamos para que sejamos cada vez mais iluminados e capacitados para continuarmos seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo para que a comunidade continue crescendo e prosperando nas bênçãos divinas. Amém! SlavaIssussuXrestu!”

A celebração desta data, teve uma programação muito bem elaborada pela Comissão Organizadora desde 2019 e constou das seguintes efemérides:

Dia 10 de março de 2022, quinta-feira, às 19h30, Divina Liturgia no Rito Bizantino em português, celebrada pelo Revmo. Padre Eufrem Krefer, OSBM, pelo Rvmo. Padre Arcênio Krefer, OSM e o Rvmo. Padre Teodoro Hanicz, OSBM. Houve a belíssima participação do Coral da Comunidade Ucraniana da Igreja Nossa Senhora do Amparo, do Bairro São Braz, Curitiba.

Dia 11 de março de 2022, sexta-feira, às 19h30, celebração de Santa Missa no Rito Latino, celebrada pelo Rvmo. Padre Carlos Luiz Bacheladenski, pároco da Igreja Sant’Ana de Abranches e concelebrada pelo Rvmo. Padre Teodoro Hanicz , com a participação do Coral Sant’Ana de Abranches na liturgia.

Dia 12 de março de 2022, sábado, às 17h, houve o descerramento das placas comemorativas do Jubileu de Ouro, no monumento, e a seguir a celebração da Divina Liturgia em ação de graças por sua Exma. Rvma. Arcebispo Metropolita Dom Volodomer Koubetch, OSBM, vários outros padres ucranianos e a participação do Coral da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.

Após a celebração litúrgica os fiéis, da comunidade e condados, foram recebidos no salão de festas da comunidade, onde aconteceu uma importante projeção de imagens e textos da história da comunidade no Bairro do Abranches.

Logo após a parte cultural foi servido um agradável coquetel com acepipes variados e refrigerantes aos presentes.

A bonita e acolhedora Igreja Ucraniana está na Rua Carmelina Cavassin, nº 1660, Bairro Abranches, Curitiba.

Por Volnei Lopes

Deixe uma resposta

Next Post

REPRESENTAÇÃO CENTRAL DA COMUNIDADE BRASILEIRO-POLONESA DO BRASIL – BRASPOL

Núcleo do Pilarzinho, Curitiba-PR Chapa “Curitiba Também é Polaca” – Biênio 2022/2024 No último dia 28 do corrente mês o Núcleo BRASPOL do Pilarzinho se reuniu em Assembleia Geral, em uma sala das instalações da Paróquia São Marcos, no Bairro Pilarzinho, para eleger a nova Diretoria Executiva e Conselhos Comunitários […]
%d blogueiros gostam disto: