Sete bairros de Curitiba começam a semana com obras de recuperação do asfalto

Sete bairros começam a semana com obras de recuperação do asfalto. – Foto: Daniel Castellano / SMCS

Os bairros Ganchinho, Pilarzinho, Capão Raso, Uberaba, Cajuru, Portão e Bigorrilho vão receber nesta semana obras para manutenção do asfalto, a partir do programa da Prefeitura de Curitiba para manutenção da malha viária. São 3.915 metros de asfalto novo para melhorar a mobilidade na cidade, assegurar mais conforto aos moradores e segurança aos motoristas.

Outros bairros da cidade, com obras iniciadas nas últimas semanas, seguem com os serviços de reciclagem, fresa e recape que são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) para que o asfalto danificado pela ação do tempo seja retirado e substituído por nova camada.

 

“A troca faz com que o pavimento tenha sobrevida ampliada, impactando de forma positiva no trânsito, ampliando a acessibilidade e a ligação entre os bairros. O cronograma das obras pode sofrer interferência em função da previsão de chuvas”, explica Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.

 

Regional Bairro Novo

Para essa segunda-feira (19/12) a previsão das equipes, que depende das condições climáticas, é de iniciar a obra para manutenção do asfalto em um novo trecho na Estrada do Ganchinho, via que liga o Umbará a São José dos Pinhais e é de grande importância econômica na região, onde há olarias, madeireiras, lojas de materiais para construção, além de ser corredor do transporte coletivo.

Os serviços de reciclagem do pavimento vão alcançar 480 metros da via, entre a Rua Antônio Augusto de Brito e o Viaduto da Linha Férrea. Em 2020, a via já havia sido contemplada com as melhorias numa extensão de 1.860 metros.

Também no Umbará, na área de abrangência da Regional Bairro Novo, equipes dão sequência aos serviços de reciclagem do asfalto na Rua Colomba Merlin, iniciadas em 8 de dezembro, no trecho de 1.299 metros compreendido entre a Estrada do Ganchinho e a Rua Nicola Pellanda. A via dá acesso ao Parque Lago Azul, um dos mais belos da cidade, localizado no extremo sul.

Regional Boa Vista

Também recebem obras de reciclagem duas vias do Pilarzinho, na Regional Boa Vista: ruas Engenheiro Agrônomo Lauro Klas (117 metros entre a Rua João Pereira Batista e Rua Professor Irland Godoi) e Professor Irland Godoy (395 metros entre a Rua Gardênio Scorzato e o final da rua). 

Regional Pinheirinho

No Capão Raso, bairro que integra a Regional Pinheirinho, as obras acontecem nas ruas Odair Pazello (180 metros entre a Rua Laudelino Ferreira Lopes e Rua José Alcides de Lima) e José Zaleski (350 metros entre a Rua Laudelino Ferreira Lopes e Travessa Mario Salgado Ribeiro).

Cajuru

A Rua Adão Lauro Vargas, no Bairro Uberaba, na Regional Cajuru, vai ter asfalto novo em toda a sua extensão, de 302 metros. Outras vias da regional com obras são a Rua Capitão Guilherme Bianchi, no trecho de 500 metros compreendido entre a Rua Teófilo Otoni e Rua dos Ferroviários, e a Rua Subtenente Francisco Hierro, com serviços de reciclagem nos seus 292 metros extensão.

Regional Portão

Iniciadas no último dia 14, seguem as obras na via rápida do Portão, sentido bairro, onde acontecem serviços de fresa e recape para manutenção de 2.400 metros do asfalto no trecho compreendido entre as ruas João Bettega e Pedro Gusso, na extensão do eixo viário que compreende as ruas João Tobias Pinto Rebelo, Isaac Guelmann e Antônio Gasparin, cruzando os bairros Portão, Novo Mundo e Capão Raso. Os serviços avançam quadra a quadra e, atualmente, as equipes trabalham na fresa do pavimento próximo à esquina da Rua Paulino Santana de Oliveira, enquanto a aplicação da nova camada de asfalto está sendo feita próximo da esquina da Rua Orlando Padilha dos Santos.

 Regional Matriz

Outro importante eixo de ligação de bairros que está com obras em andamento é a Rua Martin Afonso, no Bigorrilho, onde ações de fresa e recape do pavimento para a manutenção de 3.270 metros da rua acontecem no trecho compreendido entre a Rua General Mário Tourinho, no bairro Campina do Siqueira, até a Rua Kellers, no bairro São Francisco. Atualmente a fresa do pavimento acontece próximo da esquina com a Rua Capitão Souza Franco, enquanto a aplicação de nova camada de massa asfáltica está sendo executada próximo da esquina com a Rua Francisco Rocha.

A Martin Afonso é uma via arterial que liga os bairros Campina do Siqueira, Bigorrilho, Mercês e São Francisco e é itinerário para dez linhas do transporte coletivo.

Por toda a cidade

A requalificação das vias da cidade é uma das grandes demandas da população apresentadas no programa Fala Curitiba, de audiências públicas, e pela Central 156. Desde 2017, o programa Asfalto Novo soma 1.527 ações de pavimentação já realizadas ou em andamento em 1.304 ruas da cidade, sendo que algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos. São 737 km de pavimento renovado por toda a cidade.

Paralelamente ao programa de implantação e requalificação da malha viária, a Prefeitura de Curitiba mantém o serviço de manutenção urbana, cujas ações nos nove primeiros meses do ano foram responsáveis por 3,1 mil quilômetros de recuperação de pavimento nas ruas, por meio das operações tapa-buracos.

Saúde

Também tem início nesta semana, a reforma da Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, no Centro.  As obras serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e devem durar seis meses. Os atendimentos de Saúde não serão interrompidos pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) durante este período.

Drenagem

Na área de macrodrenagem, equipes do Departamento de Pontes e Drenagem da Smop seguem trabalhando para conter um ponto de erosão na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã. Na última semana foi constatado que, por baixo do asfalto de um trecho da via, a força das águas pluviais decorrentes das recentes tempestades causou a quebra da caixa de ligação e tubulação que está a aproximadamente 4,5 metros de profundidade, comprometendo a galeria pluvial naquele trecho.

Para correção do problema será necessário intervir em uma extensão de 8 metros da galeria, no sentido da via, utilizando equipamentos apropriados, além do reparo na pavimentação. A erosão subterrânea tem profundidade que chega a 4,5 m em alguns pontos.

No Boqueirão, as equipes iniciaram a organização do canteiro de obras para a implantação de uma bacia de contenção de cheias no estacionamento do terminal. A intervenção servirá para aumentar a capacidade de drenagem do local. A estrutura vai permitir que volumes elevados de água, ocasionados por chuvas fortes, sejam escoados com mais agilidade e diminuam as possibilidades de danos.

Outros serviços, como reparos e limpezas de galerias de águas pluviais, acontecem por toda a cidade. O trabalho evita que a obstrução dos canos cause alagamentos em dias de chuvas fortes.

Deixe uma resposta

Next Post

Luzes, cores e emoção marcam estreia do Oratório de Natal do Tanguá, que pode ser visto até sexta

Conhecido como local privilegiado para curtir o pôr do sol, o Parque Tanguá foi, na noite fria e com garoa de terça-feira (20/12), palco especial para a estreia do Oratório de Natal do Tanguá, uma superprodução que narra com muita emoção e beleza o nascimento do menino Jesus. O espetáculo […]
%d blogueiros gostam disto: