Para incentivar o turismo, Curitiba pode ganhar um Polo Polonês

De autoria do vereador Mauro Ignácio, a iniciativa visa valorizar a história e a tradição da imigração polonesa na cidade.

O Polo deverá se tornar um ponto turístico da cidade que celebra a cultura polonesa. (Carlos Costa/CMC)

Dar à área que se estende do Portal Polonês, na rua Mateus Leme, até os bairros Abranches e Taboão, uma denominação especial e incentivos da Prefeitura de Curitiba para consolidar, nessa região, um destino turístico especial. É o que pretende o vereador Mauro Ignácio (DEM), com o protocolo na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), do projeto de lei que cria o Polo Polonês na capital do Paraná (005.00195.2021). 

A criação do polo seria um passo, diz Ignácio, à consolidação de uma Rota Polonesa, ligando pontos turísticos da cidade, como o Bosque Papa João Paulo II, o Memorial da Imigração Polonesa e, até mesmo, a Pedreira Paulo Leminski, uma vez que o poeta curitibano era descendente de poloneses. O projeto tramita com abaixo-assinado favorável, com mais de 20 páginas de assinaturas – “1.500 pessoas”, diz o autor. Além do Paraná, também assinaram pessoas de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, entre outros. 

“Buscamos a melhoria da infraestrutura da região, bem como, a manutenção do comércio local e a ampliação dos setores cultural, hoteleiro e gastronômico, fomentando assim a criação de novas oportunidades de trabalho. A aprovação da proposta servirá como incentivo para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à relação de negócios e convênios internacionais entre Curitiba e a Polônia”, finaliza Mauro Ignácio. 

Polos temáticos
As iniciativas que criam polos temáticos se baseiam no artigo 121 do Plano Diretor, que determina o incentivo à criação de “aglomerações urbanas, caracterizadas por localizarem-se em locais de passagem comercial, capazes de promover transformações para a expansão de produtos e serviços de natureza gastronômica, através da formação de parcerias, acordos e convênios, aumentando a condição de produção local, aproximando os agentes do setor e permitindo a qualificação permanente do segmento, em prol do crescimento econômico e social, assim como o fortalecimento da identidade local”.

Neste sentido, o Plano Diretor estipula que os polos podem receber incentivos da Prefeitura de Curitiba, como a flexibilização de projetos de caráter provisório que utilizem o passeio; a autorização simplificada para eventos; a permissão simplificada para intervenções decorativas temporárias; a realização de treinamento e qualificação de mão de obra; a preferência para fechamento de ruas em datas comemorativas; e estudos para ampliação de linhas e horários do transporte coletivo.

Tramitação
Protocolado no dia 16 de julho, o projeto de lei recebeu instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris) e parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se acatado, segue para análise de outras comissões permanentes, indicadas pela CCJ de acordo com o tema da proposta. Após essa etapa, o projeto estará apto para votação em plenário, sendo que não há um prazo regimental para a tramitação completa. Caso seja aprovado, segue para sanção do prefeito para virar lei. Se vetada, cabe à CMC decidir se mantém o veto ou promulga a lei. 

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato.
Revisão: José Lázaro Jr.

One thought on “Para incentivar o turismo, Curitiba pode ganhar um Polo Polonês

  1. Aqui em nosso bairro que é o São Lourenço local a onde vivo a 52 anos vi crescer e aumentar a população desse bairro assim como do Abranches Pilarzinho e outros ! Tendo visão de precisamos aumentar o comercio turistico de nossa região! Assim como temos a Opera de Arame Parque São lourenço Pedreira Paulo Leminsk Parque Tangua Parque Tingui o Bar Casa Velha 2 bar mais antigo de Curitiba , Sociedade Cultural Beneficiente Abranches todos muito proximos um dos outros desde o Bosque João Paulo II ! Por isso precisamos nós moradores um incentivo maior e menos burocrático para desenvolver esses pontos comerciais!
    Onde seria mais bem visto não so pelos moradores mas pela cidade e turismo!

Deixe uma resposta

Next Post

POLONESES, POLACOS, BRASILEIROS, 150 ANOS DE HISTÓRIA NO PILARZINHO

No início dos anos 80, do século XIX, 34 famílias de poloneses, das 36 que haviam imigrado da Polônia, nos anos 1869, 1870 e 1871, para a região da atual cidade de Brusque, Santa Catarina, mas por encontrarem problemas vários não se adaptaram e buscam sair para lugares melhores. Se […]
%d blogueiros gostam disto: