CONSEG Abranches faz reunião com palestras importantes sobre segurança

Reunião do Conseg Abranches realizado no salão Paroquial da Igreja Sant’Ana de Abranches.

Na noite do último dia 10/05 no Salão Paroquial da Igreja Sant’Ana de Abranches, realizou-se a 3ª reunião ordinária do CONSEG Abranches.

Nesta reunião estiveram presentes as seguintes autoridades na mesa diretiva: Dr. Rafael Ferreira Vianna, Diretor da Escola Superior de Polícia Civil do Paraná, Delegado de Polícia, Professor Doutor em Ciências Jurídico-Criminais, nosso 1º palestrante da noite; Tenente QOPM Juliano Mazza, Comandante da ROTAM do 20º Batalhão PM, a nossa circunscrição, 2º palestrante da noite; Inspetor José Carlos Fantinato, Chefe de Núcleo – NRGM-BV da Guarda Municipal de Curitiba; Dr. Flavius Vinicius Batista de Araujo, Superintendente do 4º Distrito Policial; Capitão João Pedro Passos Rocha, Comandante da 1ªCia – 20º Batalhão da Polícia Militar; a Sra. Janaina Lopes Gehr, Administradora da Regional Boa Vista; o Sr. Flavio Ferreira da Silva, Assessor de Gabinete da Câmara Municipal de Curitiba, representando ao Vereador Mauro Ignacio; o Pároco Pe. Carlos Luiz Bacheladenski, da Paróquia Sant’Ana de Abranches; o Sr. Marcio Batista Bonardi, 2º Secretário do CONSEG Abranches, o Sr. Franco Paolini, 1º Tesoureiro do CONSEG Abranches, e Volnei Lopes da Silva, presidente do CONSEG Abranches.

Também participando da reunião o Secretário de Segurança do município de Almirante Tamandaré Sr. Gerson Luiz Bini Junior, e mais convidados, diretores de Colégios e comunidade do Abranches e região.

Após a leitura da Ata pela 2º Secretário, sr. Márcio Bonardi a qual foi aprovada por todos, fez uso da palavra o Tesoureiro do CONSEG, Sr. Franco Paolini, que fez uma explanação sobre as ações de sua pasta. E assim na sequencia foram para a Pauta do dia que começou com a Palestra do Dr. Rafael F. Vianna sobre o momento que vivemos com os ataques feitos nos últimos tempos às escolas, o mesmo deu uma rápida explanação sobre como devem ser os procedimentos de proteção e segurança junto as escolas, desde a segurança externa dos prédios, segurança interna, procedimentos caso o colégio esteja sendo alvo de ataque, como reconhecer um aluno que pode ser problemático e com tendências a atitudes mais graves contra os colegas e professores. Ao final, alguns diretores conversaram pessoalmente com o Dr. Rafael para que o mesmo faça palestras nas escolas sobre segurança. Essa palestra foi muito boa e esclarecedora, vale muito a pena assistir.

Na sequência tivemos uma explanação do Tenente Juliano Mazza, comandante da Rotam o qual fez uma breve explicação sobre as ações específicas em prol da segurança da nossa região, quando e quais são os eventos em que a Rotam atua e como é a atuação dos mesmos. Também muito importante sua explicação para que os munícipes saibam realmente qual são as verdadeiras funções de cada órgão da polícia, quando e como eles atuam, também.

Dando sequência na pauta o presidente do CONSEG, Sr. Volnei pediu às autoridades na mesa, orientações de como se proceder com relação ao problema de Perturbação do sossego e ordem pública, a falta de calçamento (passeios), de quem é a responsabilidade e problemas de invasões em terrenos públicos. Com a palavra a Administradora Janaína Lopes Gehr informou sobre a responsabilidade dos proprietários de imóveis em fazer o calçamento e da prefeitura em frente aos terrenos públicos, só na região da Regional Boa Vista existe um déficit de 200km de calçadas e a Prefeitura Municipal vem tentando aos poucos resolver as prioridades maiores, mas ainda se tem muita dificuldade, pela lei e alto custo. O Sr. Flávio F. Junior assessor do ver. Mauro Ignácio informou que o vereador tem um projeto de lei que está em fase final de aprovação sobre as calçadas em Curitiba, o mesmo solicita que seja dividida essa despesa entre proprietários de imóveis e Prefeitura, como se fosse uma parceria, como existia antigamente, o proprietário entra com o material e a Prefeitura com a mão de obra  ou vice versa, para tentar amenizar os custos aos munícipes e assim agilizar as implantações do calçamento que faz muita falta aos pedestres inclusive sendo motivo de segurança, pois muitas vezes as pessoas tem que andar pela rua correndo risco de atropelamentos.

Com relação a perturbação do sossego e ordem pública, o Inspetor Fantinato informou que os moradores que se sentirem incomodados pelo barulho e algazarras feitas por terceiros existe o telefone (156) da Prefeitura, onde pode ser feito a denúncia ou direto no telefone da Guarda Municipal (153) principalmente se for em locais públicos como praças e parques onde a Guarda Municipal pode atuar, sendo em estabelecimentos particulares a denúncia tem que ser no (190) para a Policia Militar. O Capitão João Pedro informou que é rotineiro os pedidos de atendimento a perturbação do Sossego e muitas vezes em se tratando de estabelecimentos comerciais se faz necessário uma ação integrada do grupo chamado de AIFU, onde é feita toda uma ação conjunta com a Policia Militar, Urbanismo, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, junto a esse estabelecimento onde levantam todo os alvarás e autorizações de funcionamento, e não estando regularizados são notificados, em reincidência multados e até fechados.

A reunião teve vários assuntos muito relevantes e importantes para a população em geral, e também para os Colégios, é uma pena a baixa adesão das pessoas participantes da comunidade e também do comércio, pois nesta reunião podem ser tiradas todas as dúvidas e orientações de procedimentos a serem tomados em vários casos, e também fazer suas reivindicações pois as autoridades se fazem presentes justamente para isso. As reuniões do CONSEG Abranches acontecem uma vez mês por todas as Segundas quartas-feiras de cada mês no Salão Paroquial da Igreja Sant’Ana de Abranches e são abertas à toda a comunidade.

Galeria de fotos:

Administradora Janaína Lopes Gehr com Tenente QOPM Juliano Mazza, Comandante da ROTAM do 20º Batalhão PM.
Padre Carlos entregando homenagem ao Dr. Rafael Ferreira Vianna, Diretor da Escola Superior de Polícia Civil do Paraná, Delegado de Polícia, Professor Doutor em Ciências Jurídico-Criminais.
Mesa diretiva e 2ºsecretário Marcio Bonardi lendo a ata da ultima reunião.
Comunidade presente na reunião do Conseg.

Deixe uma resposta

Next Post

Aprovada homenagem ao médico Alexandre Sech na Câmara Municipal

Diretor do Hospital Bom Retiro por mais de 20 anos e liderança na comunidade espírita, Sech denominará logradouro próximo à instituição de saúde. Com 26 votos favoráveis, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) decidiu, nesta segunda-feira (22), conceder uma homenagem póstuma ao médico psiquiatra Alexandre Sech. O projeto de lei […]
%d blogueiros gostam disto: