Na reta final, Fala Curitiba registra crescimento da participação popular

Na reta final, Fala Curitiba registra crescimento da participação popular. – Na imagem, Fala Curitiba na Regional do Boa Vista. Curitiba, 24/05/2023. Foto: Hully Paiva/SMCS

O número de participações nos encontros presenciais da consulta pública Fala Curitiba nos bairros chegou a 3,8 mil na quinta-feira (1°/6) e se aproxima do total atingido em todas as reuniões do ano passado (4.104 pessoas). Esse resultado ainda vai melhorar, pois faltam cinco encontros até terminar esta etapa, na quarta-feira (7/6).

O Fala Curitiba é o programa de consultas públicas da Prefeitura. As informações coletadas junto à população ajudam na construção dos orçamento da cidade.

O segmento de Obras Públicas, com pavimentação, lidera o número de pedidos nas reuniões presenciais. Já o de Cultura, com atividades gratuitas em espaços alternativos, é destaque na participação pelo site do Fala Curitiba e pelo Fala Móvel – o veículo caracterizado da Prefeitura que roda a cidade com equipes de servidores treinados para esclarecer o público.

Pelo Fala Móvel são 13.363 participações, enquanto 1.049 escolheram a internet para opinar desde 3 de abril, quando começou a votação. Com isso, o total de participações soma 18.265 participações.

Adesão

As informações são do Imap (Instituto Municipal de Administração Pública), que coordena a realização da consulta e acompanha a implantação das ações eleitas para a Lei Orçamentária Anual (LOA) e que devem ser iniciadas pela administração municipal em 2024.

“Com essa média global de participantes, de 200 por reunião, podemos chegar perto de 5 mil participações e ter um ganho significativo no volume de pessoas orientando a Prefeitura sobre quais ações julgam mais necessárias para a cidade”, diz o presidente do órgão, Alexandre Matschinske.

Próximos passos

O número de participações vai crescer com as reuniões de segunda-feira (5/6) nas Regionais Boa Vista e Cajuru; terça-feira (6/6) na Matriz e no Tatuquara; e quarta-feira (7/6) no Portão – últimas chances de os moradores dessas áreas apresentarem suas sugestões individuais para a LOA. As demais regionais encerraram seus encontros na semana passada.

O Fala Curitiba não para aí. Em 17 de julho (uma segunda-feira) começa a terceira etapa da consulta, quando os moradores poderão escolher cinco das cerca de 30 prioridades coletivas originadas nas reuniões presenciais. A votação poderá ser pela internet ou pelo Fala Móvel  e na fase regional de reuniões presenciais, de 24 a 28 de julho.

Serviço: últimas reuniões presenciais do Fala Curitiba em junho

5/6 (segunda-feira)
Regional Boa Vista – Igreja São Marcos (Rua Roberto Gava, 310)
Regional Cajuru – Igreja Batista Nacional (Rua Desembargador Antônio Franco Ferreira da Costa, 73)

6/6 (terça-feira)
Regional Matriz – Memorial de Curitiba (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79)
Regional Tatuquara – Igreja São Sebastião (Rua Tenente-coronel Emanoel Eufrásio de Assumpção, 331)

7/6 (quarta-feira)
Regional Portão – Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Av. Nossa Senhora Aparecida, 1637)

Fala Curitiba no Santa Efigenia. Foto M. Junior

Deixe uma resposta

Next Post

Conseg’s Abranches e Pilarzinho realizam reunião sobre pedreira Paulo Leminski

  Nesta quarta-feira, (14/06) as 19:30 no salão paroquial da Igreja Sant’Ana de Abranches, foi realizada a reunião em conjunto dos Conseg’s Abranches e Pilarzinho para debaterem sobre as reclamações dos moradores do entorno do Parque das pedreiras, que envolve a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame. Nesta […]
%d blogueiros gostam disto: