ESCOLA MUNICIPAL TANIRA REGINA SCHMIDT

O sonho completa 14 anos

Há não muito tempo, em um bairro onde viviam muitas famílias felizes, amigas, dedicadas ao trabalho e ao bem-estar da comunidade, algo as preocupava. E era algo muito importante, algo que fazia falta, algo que causava inquietação e até mesmo tirava o sono dessas nobres pessoas…

Naquele lugar não existia uma escola! Todos sabiam da importância da escola, todos queriam que seus filhos recebessem uma educação de qualidade, conquistassem aprendizagens, ampliassem conhecimentos, enfim, tivessem acesso ao saber.

Eles andavam, andavam, andavam para chegar até a escola mais próxima, que ficava em outro bairro, as crianças chegavam na escola cansadas e os familiares não conseguiam trabalhar tranquilamente, pois sabiam que exaustas, elas não aprenderiam tudo o que era oportunizado.

Acreditando que a união faz a força, uniram-se e solicitaram às autoridades competentes uma escola no bairro; procuraram um local; assinaram documentos e mais documentos solicitando e cobrando a construção desse sonho.

O local foi encontrado, a construção foi iniciada e o sonho estava virando realidade.

Passar em frente à obra era algo que todos faziam várias vezes ao dia, e a cada parede erguida, cada pedrinha colocada na calçada, cada vidro posto nas janelas, cada pincelada com tinta nas paredes era motivo para celebração!

No dia 28 de março de 2008 uma grande festa aconteceu: a inauguração da escola, um sentimento de alegria explodia nos corações de toda a comunidade. Agora estavam completos, agora teriam a tão sonhada escola, o local no qual seus pequenos iriam vivenciar experiências únicas, iriam crescer e aprender.

E assim “nasceu” a Escola Municipal Tanira Regina Schmidt, que recebeu esse nome em homenagem a uma mulher, professora que acreditava que a educação transforma, que é possível ter uma sociedade mais justa se todos tiverem a oportunidade de receber uma educação de qualidade.

Tanira nasceu em 06 de outubro de 1945, estudou em escola pública, formou-se professora, casou, teve duas filhas, batalhou muito, teve uma vida cheia de alegrias, desafios e conquistas. Nos deixou em 08 de abril de 2004, vítima de um acidente. Como legado nos deixou o seu exemplo, “acreditar em que um bem maior se conquista quando se tem um ideal, quando se prega o amor, e quando se trabalha em benefício da coletividade”.

E acreditando e seguindo esse pensamento, nossa escola tão amada completa 14 anos. Diversas pessoas passaram por aqui, muitas crianças que aqui estudaram hoje trazem seus filhos, pois sabem que nesse espaço, momentos de carinho, criatividade e aprendizagens ocorrem diariamente.

A comunidade que acreditou e construiu nossa escola deve se orgulhar, pois crianças muito inteligentes e criativas aqui estiveram, imaginem que o símbolo da escola foi criado por uma delas! Professores dedicados também estiveram nesse local ensinando e compartilhando saberes e até escrevendo a letra do hino da escola.

A comunidade daquele bairro do início da história ganhou uma escola e uma nova família, pois esse é o sentimento de todas as pessoas que por aqui passam, crianças, pais, funcionários, professores, secretárias, pedagogas, diretoras, enfim, todos sentem-se abraçados e inseridos nessa grande família que é a nossa escola.

Palmas para a nossa escola! Palmas para todos aqueles que sonharam e transformaram esse sonho na Escola Municipal Tanira Regina Schmidt!

(Texto escrito pela professora Lena.)

Deixe uma resposta

Next Post

FAMILIA BUNIK DA COLÔNIA DONA FRANCISCA A PIONEIRA NA COLÔNIA ABRANCHES PARTE II

Cronologia: no período compreendido entre abril e outubro de 1873 chegam e são instalados na Colônia dona Francisca, atual Joinville/SC as primeiras famílias de polacos, que insatisfeitos, se deslocam espontaneamente até Curitiba, instalam-se em hospedarias para imigrantes e vão até o Governo da Província pedir terras no Paraná, tendo os […]
%d blogueiros gostam disto: