Estudante de Curitiba conquista medalha de bronze em olimpíada internacional

Prefeito Rafael Greca, acompanhado da secretária Municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, recebem em seu gabinete o estudante da 2ª série do Ensino Médio do Colégio do Bosque Mananciais, Breno Endres, ganhador da medalha de bronze na XV Olimpíada Ibero Americana de Biologia (OIAB). Curitiba, 14/09/2022. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

 

O estudante do Colégio do Bosque Mananciais, de Curitiba, Breno Taques Mussi Endres, 16 anos, conquistou a medalha de bronze na XV Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB), disputada no Peru, de 5 a de 9 setembro.

Ele foi recebido nesta quarta-feira (14/9), pelo prefeito Rafael Greca, no Palácio 29 de Março. “Breno fez uma participação brilhante em uma competição internacional e o seu saber é um orgulho de Curitiba”, elogiou o prefeito.

O estudante está na segunda série do ensino médio e foi um dos quatro brasileiros convocados para participar do evento de forma on-line que reuniu estudantes das Américas do Sul, Central, de Portugal e da Espanha.

Na visita ao prefeito, Breno estava acompanhado dos pais, José Emílio Endres Neto e Adriana Endres, e dos diretores do colégio, Roberto Abia e Luís Ernesto Marroquín, além do professor de biologia, Marcelo Falcão, e da secretária Municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

 

Marumbi de João Turin

Greca entregou para o estudante uma réplica em miniatura da escultura de João Turin intitulada Marumbi. “Este é um presente da cidade pela sua conquista”, disse o prefeito.

O diretor Roberto Abia fez um convite ao prefeito para uma visita ao Colégio do Bosque Mananciais, no São Lourenço.

Medalha de ouro em biologia

Para chegar à OIAB, Breno já tinha sido o único paranaense e um dos 25 brasileiros que conquistaram ouro na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) – disputa que contou com quase 100 mil participantes. Em função disso, foi convocado pelo Instituto Butantan, organizador da OBB, para participar das seletivas para as olimpíadas internacional e ibero-americana de biologia.

“Foi uma experiência nova, muito interessante. Tive contato com muitos estudantes de diferentes países e também de várias regiões do Brasil”, contou.

Fera em matemática

Mas o garoto não é só craque em biologia. Ele se dá bem com os números também. Em 2018, conquistou o único ouro de escolas particulares do Paraná na Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep).

A receita de Breno para o bom desempenho nos estudos é simples. Ele evita os estímulos que disputam a atenção dos adolescentes, como o telefone celular e os jogos de videogame. “Na hora de estudar eu não faço outras coisas, fico exclusivamente na tarefa até que o assunto esteja compreendido”, explicou.

Breno vai fazer vestibular no ano que vem, mas ainda não escolheu qual carreira pretende seguir. “Os professores aconselham para fazer engenharia civil devido à minha facilidade com matemática e física. Agora também estou gostando de biologia. Quem sabe eu tente medicina”, arriscou.

Deixe uma resposta

Next Post

Banco de Ração distribui 114 toneladas de alimentos em três anos

Desde que foi criado, em 2019, o Banco de Ração da Prefeitura de Curitiba já fez o repasse de 114 toneladas de ração comercial aos animais resgatados de situações de risco por ONGs e protetores independentes e mantidos por pessoas em vulnerabilidade social. A última entrega, no início de setembro, […]
%d blogueiros gostam disto: